As principais estratégias de cobrança que sua equipe precisa dominar.

31/07/17

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Uma das maiores dificuldades que empresas de todos os segmentos encontram é a inadimplência de seus clientes. E em períodos de crise, como temos vivido nos últimos 8 anos, a situação tende a ser mais intensa.

A melhor forma de amenizar esse tipo de problema e sair dessa sem prejuízos é saber efetuar as cobranças da melhor forma possível, para que além de receber pelo produto ou serviço prestado, ainda haja a fidelização do cliente.

 

– Evite constrangimentos

Por mais que o cliente esteja com o pagamento atrasado, ele é o seu cliente e isso o torna indispensável para o seu negócio, então, a comunicação com ele deve fluir da melhor forma possível.

Não seja ofensivo ao realizar a cobrança, afinal, mesmo inadimplente o cliente deve ser convencido dos benefícios que a sua empresa oferece. O envio de SMS é uma excelente opção para lembrar ao consumidor sobre os seus compromissos.

 

– Um lembrete é indispensável

Uma alternativa para evitar os elevados índices de inadimplência é o envio de SMS antes do vencimento como forma de proporcionar ao cliente uma organização financeira.

Os celulares tem se tornado cada vez mais indispensáveis, então, se podemos enviar um lembrete de compromisso, porque não o fazer?

 

– Se precisar falar com o cliente, prepare-se

É imprescindível que você tenha todas as informações sobre o débito do cliente, inclusive valores e produtos ou serviços adquiridos para que as suas justificativas ao tratar com o cliente sejam inquestionáveis.

 

– Ofereça opções que facilitem o pagamento

Seu cliente está em débito, então, talvez ele não esteja em condições de realizar o pagamento em espécie. Ao realizar a cobrança oferte possibilidades para a realização do pagamento. Entre num consenso, afinal, o pagamento precisa ser efetuado e o contato da sua empresa vai influenciar muito para que isso ocorra.

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