Aumente suas vendas fazendo cross-selling e up-selling usando SMS.

10/07/17

Descobrir novas ferramentas de negócio é fundamental para ampliar as vendas, principalmente em épocas mais difíceis. Uma das apostas do momento é utilizar o SMS como ferramenta de Cross- selling e Up-selling. Você já ouviu falar em algum dos dois?

 

Antes de tudo, vamos explicar o que é cada coisa. A ideia do Cross-selling é cruzar o produto adquirido pelo cliente com outros que também podem ser úteis para ele. O objetivo é aumentar o ticket médio do consumidor e agregar produtos relacionados ao que ele já adquiriu. Quando você oferece um produto complementar, as chances concluir a venda se tornam ainda maiores. Já o Up-selling é aplicado de uma maneira diferente. Vamos supor que o seu consumidor quer adquirir um fone de ouvido simples. Nesse momento você o apresenta uma opção onde o custo-benefício é relativamente melhor do que a compra que ele já decidiu fazer. O benefício pode ser qualquer característica complementar, como Bluetooth ou melhor qualidade de áudio.

 

O SMS é uma ferramenta com um custo menor, que consegue ser adaptada para diversos tipos de estratégia. Utilizando o serviço de SMS para realizar Cross-selling e Up-selling com os seus clientes, você pode:

 

Criar ofertas personalizadas

É importante criar um banco de dados para os seus clientes. Dessa maneira, você consegue acompanhar o histórico de compras e fazer uma sugestão que se encaixe no perfil do cliente, ofertando produtos chave que ele poderia se interessar. Ex: Upgrade de produtos; Complementos; Lançamentos;  

 

Custo benefício alto da técnica

O mundo agora é digital. As últimas pesquisas apresentadas pelo Mercado Mobile, informam que checamos o nosso celular, em média, 150 vezes ao dia, em busca de novas mensagens e notificações. Dessa maneira, utilizar o serviço de SMS, oferece  mais garantia de que a sua oferta será vista pelo cliente, e em curto tempo.

Ao comparado com outras ferramentas, o SMS tem um custo-benefício bem mais elevado devido ao seu baixo custo de utilização e sua taxa de abertura, que é de 98%.

 

Experiência e depoimentos de outros clientes

Outra forma bastante convincente e eficiente para aumentar as vendas de um produto/serviço é através da credibilidade. Nada melhor do que a opinião de  outros clientes já satisfeitos com a compra, para convencer aquele que ainda está com dúvidas! O depoimento pode ser sobre o que você preferir, seja relacionado ao produto/serviço ou ao atendimento.

Por exemplo, você pode enviar para o seu cliente que determinada maquiagem foi destaque entre as famosas em 2017.

 

Para que essas técnicas sejam mais efetivas, é importante manter o seu banco de dados sempre atualizado, ok? Dessa maneira, você terá resultados mais satisfatórios.

 

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