Aprenda o passo a passo para montar a sua campanha de SMS marketing

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O primeiro SMS do mundo foi enviado em 3 de dezembro de 1992, quando os celulares no Brasil ainda eram artigo de luxo. Hoje, existem mais aparelhos móveis ativos no país do que habitantes, são mais de 230 milhões de smartphones.

Mesmo depois de tanto tempo e com muitas mudanças nas formas de usar o celular, o SMS continua sendo peça fundamental numa estratégia de comunicação. Afinal, a ferramenta é a preferida por empresas na comunicação com o cliente. Já falamos sobre isso em um outro artigo, que você pode ler clicando aqui.

Agora que já contextualizamos um pouco e você já sabe da importância de se investir em SMS, vamos para a prática? Aprenda o passo a passo para montar a sua campanha de SMS marketing.

Passo 1: Tenha autorização para mandar mensagem

O que muita gente não sabe é que para iniciar a sua campanha de SMS marketing você precisa da autorização do usuário para enviá-las. E como você pode conseguir isso?

Simples! No momento em que o cliente realizar algum tipo de cadastro ou preencher algum formulário da sua empresa, peça também o contato dele. Deixe claro para o cliente que ao disponibilizar seus dados pessoais, ele receberá novidades via SMS.

Além disso, outra obrigatoriedade é incluir o botão de opt-out no final das mensagens para que o cliente possa se descadastrar da lista quando quiser. Não se preocupe em perder contatos, para que toda a sua estratégia tenha sentido, o ideal é que a sua lista esteja realmente interessada em receber suas mensagens.

Passo 2: Atente-se para a objetividade                                                

A sigla SMS deriva de “short message service” que significa “serviço de mensagem curta”, em tradução livre. Isso porquê o SMS não permite que você estenda a mensagem para além de 160 caracteres.

Com tão pouca liberdade, a dica para que as suas mensagens tenha êxito é apostar na objetividade. Ao receber um SMS, o ideal é que o seu cliente saiba do que se trata o conteúdo da mensagem apenas pela notificação. Por isso, é preciso que em segundos aquele texto chame a atenção do consumidor e provoque nele alguma reação.

Passo 3: Incentive uma ação com prazo determinado

O SMS é o canal perfeito para envio de promoções e novidades da marca, mas ao determinar um prazo o consumidor se sente ainda mais engatilhado para realizar tal ação.

Por exemplo, se você manda um “compre 1, leve 2” você gera uma reação de interesse, mas se você manda um “Apenas hoje: compre 1, leve 2” além do interesse, há a reação de urgência. É apenas hoje! Mesmo que amanhã você mande uma outra promoção, o consumidor será levado pelo desejo de não perder a oportunidade.

Passo 4: Utilize o SMS para pesquisas de satisfação

Por ser simples e rápido, o SMS é um ótimo canal para realizar pesquisas de satisfação com o cliente. Ao finalizar uma compra, por exemplo, você pode enviar para o seu cliente uma mensagem objetiva em que ele responda de 1 a 5 quão satisfeito se sentiu com o atendimento se compraria com vocês novamente.

Existem outras formas de realizar pesquisas de satisfação via SMS, basta entender qual é o seu objetivo e a partir dele traçar perguntas que possam ser respondidas de maneira rápida e intuitiva.

Passo 5:  Não exagere na quantidade de mensagens

Ninguém gosta de receber várias mensagens por dia e ficar com o celular cheio de notificações. Por isso, mantenha uma periodicidade adequada entre uma mensagem e outra, mesmo que sejam diárias, para que o cliente não se canse de recebê-las.

Outro ponto que você deve levar em consideração é o horário em que irá mandar as mensagens, respeite sempre o horário comercial para não ser inoportuno.

Passo 6: Lembre-se de datas comemorativas

O SMS é um canal de comunicação direto com o seu cliente, aproveite-o para estreitar ainda mais a sua relação com ele. Mande uma mensagem especial no dia do aniversário dele, quem sabe até com um desconto ou promoção exclusiva.

Esses são os passos básicos para a criação de uma campanha de SMS marketing efetiva. Gostou do conteúdo deste artigo? Você também pode se interessar por esses:

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