Como fazer a sua campanha de Natal em 2020?

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Apesar de estarmos vivendo um ano completamente atípico, algumas coisas não mudaram tanto assim em 2020.

Enquanto o comércio físico está precisando tomar fôlego, o brasileiro não deixou de consumir, como muitos pensam. O que mudou foi a forma de consumir.

Os resultados da Black Friday, por exemplo, são uma prova disso. De acordo com levantamento realizado pela Neotrust/Compre&Confie, as vendas do e-commerce durante a Black Friday ultrapassou 5,1 bilhões de reais, valor 31% maior que o ano passado.

E você sabia que, no Brasil, o Natal costuma ter maior número de vendas do que a Black Friday? Ou seja, vem coisa muito boa por aí, basta estar preparado!

Ao longo deste artigo, irei te dar dicas de como montar a sua estratégia de marketing para o Natal 2020. Mas antes, vamos descobrir o que as pessoas estão atrás esse ano?

Como o brasileiro pretende comprar no Natal?

Segundo pesquisa realizada pela Rakuten Advertising, empresa especializada em tecnologia para publicidade:

– 62% dos entrevistados afirmaram que pretendem presentear familiares no Natal;

– 86% dos respondentes pretendem dar preferência para as compras online, durante as datas comemorativas;

– 45% irão priorizar comprar de negócios locais; 

– 50% consideram cupons de desconto e cashback (retorno de parte do dinheiro investido na compra), como os principais influenciadores na decisão de compra;

– 43% consideram o frete grátis como um importante influenciador de compra.

Tendo visto esses dados, agora podemos traçar com muito mais clareza as ações a serem realizadas para estimular a compra no Natal.

1. Garanta contatos para uma campanha de E-mail marketing

Quantas vezes você já recebeu ofertas imperdíveis via e-mail e acabou decidindo por realizar uma compra que nem estava no planejamento?

Imagine, se mesmo sem nenhum motivo especial para comprar, você acaba se rendendo, pense só se essa promoção chegar no mês de dezembro e ainda com as condições que já sabemos que o consumidor procura para comprar no Natal?

É por isso que o disparo de e-mail marketing é tão importante nessa época. Ele funciona como um gatilho para algo que o consumidor já está inclinado a fazer.

Mas como garantir uma lista rica em leads?

Existem duas boas opções: a criação de uma landing page específica para o Natal ou a inserção de pop-ups em sua página de e-commerce.

Lembre-se, em ambas as estratégias é necessário oferecer algo em troca ao cliente por ter se inscrito na sua lista de e-mails, como frete grátis, 10% de desconto na primeira compra ou download de algum conteúdo grátis, como um e-book.

2. Invista em campanhas que toquem no emocional das pessoas

Eu gostaria que você fizesse um exercício rápido de imaginar as principais campanhas de Natal que passam todos os anos na televisão. A quem elas se referem normalmente? Isso mesmo, família!

Propagandas emotivas, com roteiros bem elaborados que, por vezes, fazem sair lágrimas dos nossos olhos.

Mas calma! Você não precisa de uma mega produção para passar a mesma mensagem que essas propagandas famosas.

Invista em mensagens que provoquem a reflexão e a lembrança de alguém querido. Nas redes sociais, por exemplo, isso pode ser feito através de posts que incentivem a marcação de um familiar que fez a diferença em seu 2020, fazendo alguma referência aos produtos da sua marca.

Nas mensagens por SMS ou WhatsApp, use e abuso dos gatilhos emocionais. Mensagens curtas, e reflexivas são a melhor opção.

E lembre-se! Sempre deixe claro que a sua empresa oferece as melhores condições para o seu cliente, seja por uma entrega rápida ou por um daqueles benefícios que vimos acima: frete grátis e cupons de cashback.

3. Invista em mídia paga

Os anúncios possuem grande poder no meio digital. Seja nas redes sociais como Facebook e Instagram ou em ferramentas de busca online, como o Google.

Promover os seus posts dentro desses três canais ou em pelo menos um deles, é uma ótima forma de gerar maior alcance. A minha dica é: invista em pelo menos uma rede social (onde o seu público for mais ativo) e também no Google.

Outra dica importante para quem vai fazer anúncio é investir no retargeting. Não sabe do que eu estou falando? Eu explico.

Sabe quando você entra em um site, coloca um produto no carrinho e acaba desistindo no meio do caminho? Logo depois, aquele mesmo produto passa a aparecer como propaganda em todas as suas redes sociais. Pois bem, isso é retargeting.

Há também o remarketing, em que os produtos visualizados são enviados diretamente via e-mail para o consumidor. 

E aí? Gostou das dicas que viu ao longo deste artigo? Agora, você já está preparado para aproveitar a melhor data comercial do ano!

Se você quer mais dicas sobre marketing digital, confira outros artigos no nosso blog. Por enquanto, separei esses outros dois que você também pode gostar:

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