Entenda como usar o Marketplace do Facebook e Instagram

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Você já percebeu como a cada semana parecem surgir um monte de novas empresas no Instagram? 

A rede social, que tem crescido extraordinariamente no Brasil, facilitou – e muito – o processo de venda em sua plataforma. E cada vez mais microempreendedores tem se aproveitado disso. 

Além do Instagram, o Facebook também tem se consolidado como espaço de compra e venda online. As duas redes contam com uma aba exclusiva para o Marketplace. 

Mas você veio aqui para aprender como usar o tal Marketplace, não é mesmo? Chega de enrolação, vamos entender direito como funciona isso.

Como o Instagram é controlado pelo Facebook, as políticas comerciais de ambas as redes são as mesmas. Por isso, irei tratar primeiro dessas políticas para depois falar especificamente de como usar o Marketplace em cada uma.

Atente-se às políticas comerciais

Ao contrário do que muitos podem pensar, a internet não é terra de ninguém. Em toda plataforma, existem regras a serem seguidas. 

No Facebook e Instagram, as políticas comerciais fornecem regras sobre tipos de produtos e serviços que podem ser oferecidos em suas redes. Dentre os conteúdos proibidos estão: produtos para adultos; bebidas alcóolicas; animais; serviços sexuais… A lista completa você pode acessar pelo próprio Facebook, clicando neste link: Facebook

Como usar o Marketplace do Instagram

Para montar a sua loja virtual dentro do Instagram, você precisa seguir alguns outros pré-requisitos, são eles:

– Ter um perfil comercial;

– Estar de acordo com as Políticas Comerciais e com as Diretrizes do Instagram (disponíveis aqui: https://help.instagram.com/477434105621119); 

– Ter uma página de e-commerce. Afinal, não é possível realizar a venda pelo próprio Instagram, então é necessário que o seu cliente seja redirecionado para um link de venda externo. Ele pode ser o seu site ou até mesmo o WhatsApp da sua loja;

– O seu perfil comercial precisa estar conectado a um catálogo no Facebook. Ele pode ser criado no Gerenciador de Negócios ou na própria página da empresa no Facebook.

Certo, você já sabe o que a sua empresa deve ter para criar o seu catálogo virtual no Instagram Shopping. Agora, vamos descobrir o passo a passo de como marcar os produtos na loja:

Vá em seu perfil -> Toque em “Começar” na parte superior (caso essa opção não apareça para você, vá em Configurações) -> Procure por “Produtos” e depois clique em “Continuar” -> Selecione o “Catálogo de mercadorias” para vincular à conta -> Clique em “Concluir”.

Essas opções só estarão disponíveis depois que a sua conta tiver sido aprovada pelo Instagram. 

Depois de ativado o catálogo, você poderá marcar as suas postagens com as peças que estão ali naquela foto. Assim, o cliente verá o valor do item e poderá ser direcionado para a compra.

Como usar o Marketplace do Facebook

No Facebook, qualquer um pode usar a ferramenta do Marketplace, independente de ser uma empresa ou pessoa física. 

É muito simples. Quando estiver no feed de notícias, basta clicar na aba do Marketplace (o ícone se parece com uma vendinha). Lá, clique em “adicionar novo classificado” e depois em “item à venda”. 

Adicione uma foto e as informações do produto, em seguida publique. Pronto, simples assim! 

Mas lembre-se, o seu produto ou serviço deve estar seguindo as políticas comerciais da rede. 

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