O BBB começou, o que ele pode fazer pela sua estratégia de marketing?

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Em 2020, o Big Brother Brasil bateu recordes de audiência e de engajamento dos telespectadores, entrando até mesmo para o Guinnes World Records pela maior quantidade de votos recebidos em um programa de TV.

A junção de influenciadores digitais e artistas com pessoas anônimas foi um verdadeiro sucesso. O primeiro grupo dessa lista entrou na casa já com uma certa vantagem, o uso espetacular das redes sociais aqui fora. Manu Gavassi e Bianca Andrade, a Boca Rosa, foram os principais nomes no quesito estratégia de marketing.

No outro lado, o reality contou com 24 marcas patrocinadoras ao longo do programa, outro recorde da edição. Mas não foram apenas as grandes marcas que se beneficiaram do sucesso do BBB, pequenas e médias empresas também podem usar o programa ao seu favor.

Calma! Vou explicar direitinho aonde quero chegar, mas antes eu preciso de explicar o conceito que é fundamental nessa estratégia: o marketing de oportunidade.

O que é marketing de oportunidade?

Esse conceito é muito fácil de entender, pelo próprio nome, eu aposto que você já desconfia do que se trata essa estratégia. Pois bem, o marketing de oportunidade é nada menos que usar as tendências do momento para a criação de campanhas e conteúdos.

Simples, não é? O marketing de oportunidade não se restringe às tendências, ele também está relacionado ao uso de datas comemorativas, eventos e até mesmo alguma campanha de um concorrente que tenha gerado polêmica.

Por que o marketing de oportunidade é relevante na sua estratégia?

Utilizar das tendências ao seu favor tem uma finalidade principal: engajar o público. Por isso que, mesmo que essa estratégia possa ser utilizada em outros meios, as redes sociais acabam por potencializar tais ações.

Afinal, como usar o marketing de oportunidade?

Em primeiro lugar, o essencial para que essa estratégia dê certo é estar atento! A grande sacada do marketing de oportunidade é falar da coisa certa, na hora certa. Se você perder o fio da meada, ninguém estará mais interessado em consumir aquele conteúdo.

Em segundo lugar, você deve prestar bastante atenção na linguagem empregada para que você consiga passar a mensagem de forma coerente com o conteúdo utilizado.

Sabemos que a linguagem utilizada nas redes está em constante mutação. São memes e gírias que surgem a todo instante. Estar por dentro dessa linguagem é o primeiro passo para que a sua estratégia de marketing de oportunidade não seja rasa.

Mas, cuidado! Não basta saber quais palavras estão em alta no momento, é preciso utilizá-las de forma coerente, a linha entre descolado e tiozão da internet é muito tênue.

Em terceiro lugar, ao usar um assunto que está sendo bastante comentado é preciso que a sua empresa traga uma nova leitura para ele. Traga, de alguma forma, o assunto para as soluções que a sua empresa traz, os produtos ou, melhor ainda, para situações comuns que os seus clientes vivem.

Tá, mas tem outro exemplo além do BBB?

Claro! O BBB é uma oportunidade excelente para aumentar o engajamento. Esse próprio artigo é um exemplo do uso do marketing de oportunidade, afinal, eu chamei a sua atenção primeiro falando sobre o reality, não foi?

Mas sabemos que o BBB só está disponível durante três meses por ano, não é possível se valer dele sempre como única estratégia de marketing de oportunidade. Não podemos prever o que estará em alta nos próximos meses, mas, como eu disse anteriormente, o nosso dever é estarmos atentos.

Um meme viral, o lançamento do último Vingadores, a volta de Sandy e Junior… esses são alguns exemplos de eventos que poderiam ser usados em uma estratégia de marketing de conteúdo. Nesse caso, o momento deles já passou, mas novas tendências irão surgir, basta você ficar de olho.

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