Dicas para diminuir custos de forma eficiente no setor de cobrança

04/09/17

Reduzir custos operacionais é um desafio enfrentado por praticamente qualquer empresa nos dias de hoje. Praticar preços competitivos sem comprometer a qualidade do que oferecem é um enorme desafio das organizações. Mas como diminuírem seus gastos? A revisão dos custos de cobrança com utilização de ferramentas alternativas uma ótima opção para otimizar atividades rotineiras e evitar desperdícios. É importante que estas ferramentas sejam favoráveis mas sem deixar de manter a efetividade.

Digamos que seu cliente já esteja em pagamento atrasado, faça o primeiro contato por maneira formal, seja por e-mail ou telefone. Manter a impessoalidade de cobrança fará com que seu cliente não se sinta constrangido. Às vezes, o atraso ocorreu por uma desorganização do cliente e, após seu contato, ele irá regularizar a situação.

 

Separamos algumas dicas para reduzir custos nas operações de cobrança sem comprometer a qualidade do seu serviço.

 

1- Ouça o que o seu cliente tem a dizer, evitando trabalhos desnecessários.

Mesmo que ele esteja atrasado com os pagamentos, trate-o com gentileza e ouça a justificativa que ocasionou o atraso. Isso é fundamental para analisar a situação da cobrança, vendo as possibilidades de negociar com mais exatidão e aumentar as chances de finalização do processo com resultado positivo.

 

2- Produtividade em equipe.

Quando se mantém um quadro de funcionários reduzido, é necessário investir em especializações e aprimoramentos. A busca pela qualidade deve ser o ponto focal mais importante. Forneça sempre ferramentas adequadas para a boa execução do trabalho. Ainda que seja um gasto, ele é necessário para a maximização da produtividade. Pois, apenas uma equipe bem alinhada obterá a resposta que você deseja para o seu negócio.

 

3- Tecnologia sempre!

 

A utilização de tecnologias na área da cobrança, cada vez mais, ganha mais força na realização de todos os processos. Ela auxilia na diminuição do tempo, na quantidade de atividades realizadas ao mesmo tempo e, consequentemente, na redução dos custos.

Eliminar custos e manter a qualidade dos serviços é difícil, sabemos. Mas é possível! É importante identificar os recursos e ferramentas que ajudarão a potencializar as atividades da área e favorecer a performance dos profissionais envolvidos. Pois de nada adianta uma equipe bem treinada, sem as ferramentas necessárias para executar aquele conhecimento em prática.

O uso do SMS como alternativa para realizar as cobranças têm se aumentado cada dia mais, por ser um meio extremamente viável devido ao seu menor custo em relação à outros meios. Não só pela redução de custos, a tecnologia mostrou que os resultados são realmente efetivos, seja para a recuperação de crédito  e para que os clientes não se esqueçam do pagamento ocasionando o atraso.

A aplicação desta tecnologia para realização da cobrança via SMS proporciona resultados mais consistentes e satisfatórios.

 

Temos certeza que, se você colocar essas dicas em prática, a rentabilidade do seu negócio aumentará e a inadimplência cairá!

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