COMO O MARKETING DE RELACIONAMENTO PODE AJUDAR A DIMINUIR OS IMPACTOS DO CORONAVÍRUS

  13/05/20


O marketing já era elemento essencial antes da pandemia de coronavírus, mas agora algumas áreas estão se destacando ainda mais. É o caso do marketing de relacionamento, o principal aliado de muitas empresas na sobrevivência à crise gerada pela Covid-19.

Como o próprio nome já diz, as estratégias dessa área focam na construção de um relacionamento próximo entre a empresa e o cliente. Em tempos como esse, em que o consumo de itens não essenciais não tem sido uma prioridade para o consumidor, estreitar esse relacionamento é fundamental para garantir vendas futuras ou até mesmo conseguir realizá-las agora.

Mas, como você pode se conectar ainda mais com o seu cliente? Existem alguns canais e ferramentas que podem te ajudar nesse processo.

Invista em mensagens personalizadas

A experiência positiva do seu cliente é o ponto chave para o sucesso da sua estratégia de marketing de relacionamento. Para isso, invista no contato direto com eles, através das plataformas de mensagens ou e-mail. É possível, com a construção de uma base de contatos, enviar mensagens personalizadas aos seus clientes.

Durante a pandemia, você pode usar esse meio específico de contato para atualizar os clientes quanto as medidas que estão sendo tomadas para enfrentar o coronavírus – segundo levantamento feito pela Consultoria Kantar, 87% dos entrevistados concordam que gostariam de saber mais sobre essas medidas e outros esforços feitos pelas empresas.

Outras opções são: enviar ofertas exclusivas, como descontos em serviços que podem ser utilizados depois da pandemia, ou até mesmo mandar uma mensagem especial com lembranças de tempos melhores.

Ouça o seu cliente

Grande parte do sucesso de uma empresa vem através de uma única peça: o cliente. Um consumidor satisfeito abre as portas para muitos mais. Por isso, é importante deixar o canal aberto para uma comunicação de duas vias.

Esqueça processos burocráticos. Você pode investir em ferramentas que permitem a resposta imediata como WhatsApp e SMS para criar uma ouvidoria e melhorar o seu atendimento ao cliente.

Essa é uma boa hora para se mostrar ainda mais disponível: o que a sua empresa pode fazer pelo seu cliente durante esse período? Se você não sabe a resposta, que tal perguntar ao próprio cliente?

Se relacionar com o seu cliente é fundamental com ou sem crise. Mas, talvez agora a sua empresa esteja precisando ainda mais investir nesse relacionamento. Conheça mais sobre as nossas soluções em marketing e passe por esse momento com mais tranquilidade.

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