O QUE PEQUENAS EMPRESAS PODEM APRENDER COM O BLACK LIVES MATTER?

  16/06/20


Nas últimas semanas, a onda de protestos contra o racismo que começou nas ruas dos Estados Unidos tem ganhado forma em todo o mundo. E não é só às ruas a que ela se restringe. Online, as #BlackLivesMatter e #VidasNegrasImportam - no Brasil – chegaram aos trendings. Mas, como tudo isso se relaciona ao seu negócio?

Segundo levantamento feito pela Infobase Interativa, 66% dos consumidores brasileiros querem que as marcas tomem posições sociais e políticas, 82% são favoráveis que as empresas defendam uma causa e 58% preferem visualizar as mensagens de posicionamento da marca em suas redes sociais.

E quando falamos em posicionamento, grandes marcas americanas assumiram-se a favor dos protestos e deram exemplo para o resto do mundo. Uma das maiores marcas de streaming mundial lançou uma categoria de filmes e séries em que se tem acesso a uma lista de produções feitas por negros ou que discutem o racismo.

Outra famosa marca de tênis esportivos, mudou o seu slogan para “Don´t do it”, como um pedido para que brancos não se calem nesse momento ou reverberem atitudes racistas. E para você, pequeno empreendedor, como a sua empresa deve se posicionar online?

Já entendemos que assumir um posicionamento aumenta a relevância da sua marca com os seus consumidores. Mas, essa pode ser uma faca de dois gumes. Segundo o mesmo levantamento, 69% dos brasileiros boicotam uma marca de acordo com o seu posicionamento sobre questões. Então, como a sua empresa deve se posicionar?

Defina os valores da sua empresa

É verdade que existem questões polêmicas que grandes empresas preferem se manter distantes para não afastar parte dos seus consumidores. Por isso, antes de defender um posicionamento, é preciso definir quais valores a sua empresa busca propagar e fazer com que os seus clientes se identifiquem com eles.

Uma empresa que assume como valores da sua marca a inclusão e a diversidade, deve, consequentemente, promover movimentos sociais que lutam contra ações de exclusão e injustiça.

Lembre-se, grandes marcas costumam nortear pequenas empresas. Se você tem dúvidas se vale a pena posicionar-se a favor de tal movimento, verifique antes se os valores daquele movimento condizem com os valores que a sua empresa transmite aos seus consumidores. Após fazer essa análise, confira o posicionamento de grandes marcas quanto a isso e a sua repercussão.

Afinal, como deve ser o meu posicionamento?

Ainda sobre o #BlackLivesMatter, uma cafeteria de um bairro nobre em uma capital do nordeste, decidiu posicionar-se em suas redes contra o racismo. O que o marketing da cafeteria não esperava é que fossem surgir nos comentários, diversas acusações de racismo por parte de clientes contra a empresa.

Antes de divulgar o seu posicionamento, certifique-se de que a sua empresa está apta para posicionar-se sem “queimar o seu filme”. É importante que a adesão aos movimentos de inclusão saiam da Web e cheguem aos espaços físicos também. A indignação contra a cafeteria aumentou quando a mesma ofereceu respostas prontas e genéricas em todos os comentários.

Estamos vivendo uma nova era. Os smartphones estão em todos os lugares e atitudes desrespeitosas não passam mais despercebidas. Se você escolher por se posicionar nas redes, lembre-se de levar o mesmo posicionamento para a rotina do seu negócio.

Por fim, aproveite as suas redes sociais como espaço livre para dialogar com o seu cliente. Posicione-se e esteja disposto a responder comentários negativos ou positivos. Um bom marketing é aquele que busca manter um relacionamento saudável com o seu consumidor.

Em nosso blog, temos vários outros artigos que podem te ajudar a entender melhor o marketing digital. Confira!

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