PEQUENOS NEGÓCIOS E A SOBREVIVÊNCIA AO CORONAVÍRUS

  17/04/19


A Covid-19 já faz parte da nossa realidade há mais de um mês e a volta à normalidade ainda não passa de um sonho, sem previsão para se concretizar. Tendo isso em vista, milhares de empresas precisaram repensar a sua forma de atuar e de se comunicar com os seus clientes. Algumas acertaram em cheio, outras nem tanto.

Para o médio e pequeno empreendedor, uma boa dica para esse momento de crise é se espelhar nas atitudes de grandes empresas que tiveram uma boa devolutiva e passar o mais longe possível de atitudes similares àquelas que “se queimaram” com o consumidor. Pensando nisso, separamos alguns exemplos de ações negativas e positivas.

Má reputação

A imagem de uma empresa vai além do que ela transmite em seus próprios canais de comunicação, o que você posta em suas redes sociais particulares também pode afetar – e muito – a reputação da sua empresa.

Nos últimos dias, declarações de dois empresários brasileiros tiverem efeito sobre seus negócios. Ambos no ramo da alimentação, fizeram vídeos em suas contas pessoais nas redes sociais, minimizando mortes e perdas em relação ao impacto econômico do coronavírus.

Depois dessas falas, campanhas de boicote contra essas marcas surgiram na rede. A internet se tornou ainda mais poderosa durante o período de isolamento e ela pode tanto ajudar, como potencializar os chamados “linchamentos virtuais”.

Nesse momento, qualquer pessoa é capaz de reconhecer que os impactos econômicos serão grandes. Estamos vivendo com uma crise que mal começou e já sabemos que não será fácil de remediar. No entanto, seja no papel de empresário ou cidadão, há apenas uma única postura a ser adotada: a favor de salvar vidas. Em seus canais de comunicação, opte sempre pela empatia e compreensão.

Bons exemplos

Na contramão desses empresários, estão grandes empresas que entenderam a gravidade da situação e, a partir de um estudo aprofundado, foram exemplo na gestão de crise. Montadoras de veículos e aplicativos de transporte, por exemplo, fazem parte de dois setores que só funcionam com as pessoas nas ruas. Porém, o que vimos durante esse período, foram grandes empresas de ambos os ramos, lançando campanhas pedindo para que as pessoas fiquem em casa.

“Se precisar sair, leia com atenção a orientação dos órgãos públicos” – é o que diz o anúncio de um grande aplicativo de transporte. A partir dessa atitude, a empresa reafirma o seu cuidado com o cliente ao mesmo passo em que ratifica a sua disponibilidade em atendê-lo.

Uma grande rede de fast food também se tornou exemplo ao anunciar o fechamento de seus salões de serviço antes que fosse obrigatório. O senso de responsabilidade social e o remanejamento do negócio para o delivery, com campanhas publicitárias que reforçam os cuidados com a higienização, mantém o sucesso da rede.

Mas, como aplicar isso na minha empresa?

Sendo empreendedor de pequeno porte, não é tão simples assim. É mais difícil deixar a economia de lado quando os ganhos são poucos e existem outras pessoas que dependem deles. Apertar os cintos é o primeiro passo. Depois, foque em reter os seus clientes.

Por isso, o marketing digital é o seu maior aliado durante esse momento. As suas redes sociais devem estar em consonância com o que pensa o seu consumidor. Chegou a hora de reforçar o cuidado com o seu cliente e, se necessário, repensar a forma de atuação da sua empresa.

Sei o que você pode estar pensando... E a resposta é sim. Esse pode ser um excelente momento para se aventurar no e-commerce e finalmente abrir o seu delivery. Mas, se essa não for uma alternativa para o seu negócio, pode ser que o caminho seja simplesmente compreender que agora não será possível pensar em vendas imediatas, mas trabalhar oferecendo conteúdos de valor para os seus clientes, apostando na criação de um relacionamento com eles.

A comunicação se tornou ainda mais fundamental e a sua empresa não pode se dar ao luxo de sofrer boicotes ou ficar mal vista. Estamos passando por uma crise, por isso, optar pelo gerenciamento de marca pode ser vital para a sua empresa. Conheça mais sobre a Hotmobile e sobre os nossos serviços, nós podemos ajudar você!

contato@hotmobile.com.br

(71) 4105-6357




Vamos conversar e fazer
sua empresa crescer e
aparecer?



Nós analisamos o cenário atual da sua empresa e traçamos um plano de ação para que a sua instituição crie uma estratégia de marketing e assim alcance os seus objetivos.


Avenida Luis Viana Filho, nº 6462, Wall Street Empresarial,Sala 425/426 Paralela. Salvador - BA. CEP. 41.730-101.