COMO ADEQUAR O SEU NEGÓCIO AO E-COMMERCE

  25/05/20


Com a chegada do coronavírus e as medidas de isolamento social, o e-commerce tem ganho cada vez mais destaque. Em abril, o setor registrou um aumento acumulado de 47% nos pedidos, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm).

Além desse dado, outro levantamento feito pela Ebit, mostrou que no mês de março houve um crescimento em 17% de novos consumidores e-commerce, ou seja, pessoas que estavam realizando uma compra online pela primeira vez.

Uma coisa é certa: para se manter ativo é preciso investir nessa nova forma de se fazer negócio. Mas, essa não precisa ser uma aventura às cegas. Seguindo alguns passos básicos, é possível adentrar nesse mercado com muito mais segurança.

Faça um planejamento

Se você já tem experiência com uma loja física, sabe da necessidade de se planejar. Nesse cenário, além do planejamento financeiro, é preciso dar maior atenção à logística. O mundo digital é muito amplo e, sem as devidas atitudes, é facilmente possível cair no esquecimento.

Por isso, antes de implementar o e-commerce, responda a essas perguntas: Como que o seu negócio vai ser capaz de atingir seu público? Em que plataforma ele irá se estabelecer?

Esteja onde o seu público está

Para ganhar visibilidade e credibilidade, é importante ocupar os mesmos espaços virtuais que o seu público. Sim, eu estou falando das redes sociais. Hoje em dia, qualquer negócio, independentemente do tamanho, precisa ter um perfil ativo nas redes.

Para as lojas virtuais, estar nas redes não é apenas importante, mas obrigatório. Dentro delas, é preciso criar um relacionamento com o seu cliente. É agora que o marketing digital surge como seu maior aliado.

Em tempos de coronavírus, a sua forma de se posicionar na rede tem ainda mais consequências do que antes. Segundo ranking feito pelo Instituto Croma Insights, as 10 empresas mais lembradas pelos brasileiros durante a pandemia de Covid-19, foram as que promoveram ações de conscientização e solidariedade.

Não importa o tamanho do seu negócio, todo conteúdo divulgado em suas redes é relevante e pode gerar efeitos inimagináveis ao longo do tempo.

Amplie os seus canais de atendimento

Para se estabelecer no e-commerce, é preciso estender as suas formas de comunicação com o cliente. Investir em menos burocracia e mais satisfação.

Uma das coisas que podem impedir uma pessoa de finalizar uma compra online é a incerteza de que haverá uma resposta da empresa caso haja algum problema posterior. Por isso, os seus canais para tirar dúvidas devem estar sempre abertos e o mais exposto possível.

As melhores ferramentas para isso são as que possibilitam a comunicação direta com o cliente, como o WhatsApp, e-mail e o SMS. Poucas pessoas gostam de ligar para resolver problemas, a comunicação via mensagem tem ganhado cada vez mais espaço e tende a se consolidar no uso entre empresa e cliente.

Estabeleça o seu negócio em uma plataforma própria

Nada melhor do que começar o seu e-commerce investindo em independência. Por isso, a melhor opção para quem deseja iniciar a sua loja virtual é alocá-la em seu próprio site. Com ele, o processo de compra se torna muito mais fácil para o consumidor.

Além disso, um site próprio transparece confiança para o cliente, principalmente quem ainda não teve nenhuma outra experiência com a sua empresa.

Se você tem interesse em migrar para o e-commerce, mas não quer cometer erros que podem ser fatais para a sua empresa, nós podemos te ajudar! O marketing digital, assim como o uso adequado das plataformas de comunicação, são essenciais para o crescimento do seu negócio.

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