Descubra o segredo da comunicação das grandes marcas

Você sabe o que todas as grandes marcas têm em comum? Além de uma equipe enorme de comunicação, elas fazem algo muito simples e bem básico. Qualquer empresa, de qualquer porte pode usar esse segredo, mas apenas as maiores, por terem mais experiência e conhecimento de mercado, acabam abusando sem dó dessa estratégia. Simples, as grandes marcas possuem uma via dupla de comunicação, apenas. Afinal, as empresas de sucesso sabem bem que quem as faz caminhar para frente é o consumidor. Então, não faz sentido deixar o canal de comunicação fechado para ele. Ao longo deste artigo, irei te explicar melhor o que é essa via dupla e como você também pode adotá-la na comunicação da sua empresa. A nova era É verdade que estamos vivendo cada vez mais o virtual. É possível fazer praticamente tudo online, desde manter relacionamentos com outras pessoas à distância até realizar reuniões de trabalho e fechar negócios pelo computador ou celular.  O comércio também foi adaptado para o virtual e, a cada dia que passa, as lojas se superam em sua forma de vender online.  Na verdade, falando de qualquer negócio, mesmo aqueles que não vendem um produto ou serviço pela internet, ainda assim o meio virtual já é fundamental. Qual empresa hoje não tem um site? Ou uma página no Instagram? As grandes empresas descobriram a potencialidade de ocupar a internet muito antes do que as pequenas. É apenas agora que as pequenas e micro empresas estão se adaptando ao virtual. Enquanto isso, as grandes marcas estão anos-luz na frente em termos de conhecimento de estratégias para usar o online como um aliado e alavancar vendas. Para quem você está falando? Para pensar em comunicação é preciso pensar o tempo todo em quem está do outro lado, recebendo aquela mensagem. O emissor precisa reconhecer as características do receptor para, assim, estabelecer uma conexão com ele. É simples, você não vai mandar uma mensagem contendo um xingamento para a sua mãe, certo? Agora, para um amigo com quem você está falando sobre o jogo de futebol da noite passada, talvez. Isso porque os receptores da mensagem são diferentes, mesmo que você esteja conversando com ambos sobre o mesmo assunto. É aí que começa a se desenhar o segredo da comunicação das grandes empresas: conhecimento de público. Este é o primeiro ponto e é o que irá nortear toda a estratégia de comunicação do seu negócio. Saber a linguagem a adotar com cada um dos públicos que buscam pelo seu produto ou serviço. Pode ser que você só tenha um tipo de público mesmo, melhor ainda. E qual é o segredo final? Agora que você já sabe que o primeiro passo para ter uma comunicação de sucesso é saber quem está do outro lado para só então criar uma conexão com o consumidor, chegou a hora de falarmos sobre a segunda parte do segredo da comunicação das grandes empresas. Voltando para a via de mão dupla. O que eu quero dizer com comunicação de mão dupla? Estou falando daquela comunicação que não se restringe ao que a sua empresa quer dizer ao consumidor, ela também quer saber o que o seu cliente quer dizer. E na era da internet, investir nesse tipo de comunicação se tornou ainda mais importante. No meio virtual, não há o olho no olho, não há a cara a cara. Tudo precisa ser resolvido por entre telas, então não há espaço para brechas e erros na comunicação. As grandes empresas sabem da necessidade do consumidor se sentir confortável em mandar uma mensagem por qualquer canal que seja e saber que será respondido. Elas estão preparadas para auxiliar o cliente que chega pela DM do Instagram, pelo SMS, pelo WhatsApp e pelo chat do próprio Website. E não, não é preciso milhares de atendentes para resolver cada um desses casos. Hoje em dia, com as ferramentas de automação e as plataformas que unem todos os canais de comunicação em um só todo esse trabalho ficou muito mais fácil, podendo ser administrado por apenas uma pessoa, a depender do tamanho da empresa. Basta um pouco de esforço, de saber se organizar e tratar a comunicação como uma solução e não um problema, que todo microempreendedor pode fazer uso do segredo – não tão secreto – das grandes empresas. Gostou deste artigo? Separei outros dois com temas que podem ser úteis para você: