LGPD: Entenda quando parar de enviar SMS
Nos últimos anos a maneira como as empresas lidam com os dados de seus clientes foi diretamente afetada pela LGPD, que é a sigla para Lei Geral de Proteção de Dados do Brasil. Ela estabelece regras sobre coleta, armazenamento, tratamento e compartilhamento de dados pessoais, impondo mais proteção e penalidades para o não cumprimento. Embora alguns entendam como uma burocracia, essa lei é importante para ambas as partes, marcas e usuários. A necessidade de autorização do uso dos dados e envio de mensagens acaba também filtrando contatos que possuem chances pequenas de conversão. Isso proporciona um melhor direcionamento e efetividade para as campanhas de marketing e vendas. Sobre a LGPD e o envio de SMS, ela não aborda de forma específica sobre essas mensagens instantâneas, mas os critérios de uso dos dados se aplicam também para esses envios. Assim, as regras gerais do uso de dados devem ser consideradas por todos os que utilizam o SMS Marketing. Nesse contexto destaca-se a autorização dos envios. A chance de ter problemas com a lei é maior no processo de envios, onde um lead insatisfeito pode reivindicar seus direitos por não ter tido opções claras de consentimento ou de solicitação de exclusão para novos envios. Ofereça opt -in O uso das boas regras no marketing é fundamental para que qualquer marca mantenha a boa reputação e consiga desenvolver um trabalho sério e com resultados efetivos. Para que que envios de mensagens sejam realizados em uma campanha, é preciso ter uma base de contatos qualificada e que seja opt-in. Isso quer dizer que todos os que estiverem incluídos como destinatários dos conteúdos precisam autorizar o recebimento das mensagens, seja de ações promocionais, conteúdos educativos ou qualquer outro tipo de conteúdo. De forma prática, é possível oferecer os meios de consentimento por meio do próprio site da empresa, disponibilizando algum campo para que o seu cliente ou potencial cliente informe o número do aparelho com o objetivo de receber suas informações e comunicados. Assim, a pessoa que não concordar em fazer o opt-in não estará apta para acessar a seus conteúdos de SMS. Ofereça opt – out Um determinado nicho, assunto ou conteúdo pode ser de interesse de alguém hoje, mas deixar de ser depois de algum tempo. Por esse motivo, da mesma forma que o lead autorizou o recebimento de informações, é preciso que o negócio no qual ele se cadastrou ofereça a opção de sair daquela base. É aí que entra o conceito de opt-out: a possibilidade de você se descadastrar daquela lista que já não mais fornece conteúdos relevantes. Quando essa opção não é oferecida, o problema pode tornar-se maior, pois se o indivíduo não encontrar mais nenhuma forma de fazer o descadastro, ele pode bloquear a sua lista. Isso impede com que o seu negócio mantenha contatos futuros e a possibilidade de restabelecer relação. Além de descumprir com a lei, o envio de mensagens indesejadas podem gerar reclamações em redes sociais e em sites com esse propósito, como o Reclame Aqui, prejudicando o nome da sua empresa. Assim, se a sua empresa não atende a esses critérios básicos para o envio de SMS ai seria a hora de interromper os envios. Gostou desse artigo? Separei esses outros dois para você:
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