Anúncios Proibidos no Facebook e Instagram: O Que Não Anunciar

Todo mundo já foi impactado por algum anúncio que viu online. Parece que as redes sociais estão sempre de olho, tentando descobrir em quais produtos e serviços estamos interessados. Anúncios proibidos do Facebook e Instagram são aqueles que violam as políticas dessas plataformas. E, em parte, isso é verdade.

Se você é empreendedor, aprender a lidar com as ferramentas de anúncio online se tornou praticamente uma obrigação. Principalmente quando se trata do Facebook e Instagram — atualmente, as redes com maior número de usuários no Brasil.

Por isso, todo cuidado ao anunciar é essencial. Você deve montar uma campanha certeira para aproveitar o alcance que aquele anúncio pode gerar e evitar frustrações, como, por exemplo, ter um anúncio banido.

Ao longo deste artigo, explicarei o que são os anúncios proibidos e o que fazer para não cometer erros ao enviá-los para aprovação no Facebook.

Por que existem anúncios que são reprovados?

Para começo de conversa, entenda que o Instagram faz parte do Facebook então as suas políticas de publicidade são as mesmas. Por isso, anúncios reprovados são aqueles que divergem dessa política.

São inúmeros tópicos e subtópicos que compõem a Política de Publicidade do Facebook. Além do conteúdo proibido – que conta com 31 descrições de proibições -, há ainda 13 conteúdos restritos, ou seja, que só podem ser veiculados seguindo determinadas regras.

Você pode conferir a lista completa de conteúdo proibido e restrito acessando este link. 

Serão apresentados aqui os cinco tipos de proibição que costumam deixar as pessoas mais confusas:

1. Atributos pessoais

Um dos grandes benefícios de anunciar online é a possibilidade de segmentar quem irá ver aquele anúncio, tornando a sua campanha muito mais assertiva.

Mas é bem aí, neste momento em que você quer mostrar que o seu produto combina muito com o usuário, que você acaba cometendo um grande erro. Os anúncios não devem incluir atributos pessoais específicos. 

Vou usar os exemplos que o próprio Facebook traz: 

CERTO: 

  • “Namore solteiros cristãos!”
  • “Procurando budistas perto de você?”

ERRADO: 

  • “Você é cristão?”
  • “Encontre outros budistas”

Percebe a diferença? Nos primeiros, o usuário sentirá uma ligação com o que está sendo anunciado, sem deixar explícito que foi feita uma segmentação e que ele se encaixa naquele grupo. 

Nos casos considerados ‘errados’, o usuário acaba sendo colocado diretamente como integrante de um determinado grupo. Por isso, anote aí: não seja muito direto e específico, como ‘seguro de carro para jovens de 18 a 24 anos’. Prefira usar: ‘seguro de carro para jovens’. Além disso, evite o uso da palavra ‘outro’ ao indicar alguém parecido com o usuário.

2. Tabaco e produtos relacionados

Esse é outro tópico que costuma confundir bastante. Embora o tabaco seja um produto legalizado, o Facebook não permite a veiculação de anúncios relacionados ao fumo, incluindo vaporizadores e cigarros eletrônicos.

A única possibilidade de o seu anúncio envolver tabaco é se ele envolver uma campanha antifumo. Confira o exemplo trazido pelo próprio Facebook:

CERTO:

  • Blogs ou grupos que conectam pessoas com interesses relacionados ao tabaco, contanto que o serviço não leve à venda de tabaco ou de produtos relacionados ao tabaco.
  • Campanhas antifumo e e-books, serviços de aconselhamento para viciados em cigarro e programas ou instalações de reabilitação.

ERRADO:

  • “Compre cigarro e cigarros eletrônicos aqui!”

Dica extra: As bebidas alcoólicas não aparecem como anúncios proibidos do Facebook e Instagram, mas estão listadas como anúncios restritos. Isso ocorre porque, em cada país, há uma legislação diferente sobre a veiculação de anúncios envolvendo bebidas alcoólicas. Por exemplo, no Brasil, a restrição que o Facebook faz é que esses anúncios devem ser veiculados apenas para maiores de 18 anos.

3. Saúde pessoal 

Esta é uma área polêmica quando falamos de anúncios. A Política do Facebook busca restringir publicidade que gere desconforto nos usuários, que promovam dietas e imagens irreais de resultados.

Por isso, fotos de ‘antes e depois’ são proibidas nesses tipos de anúncios proibidos do Facebook e Instagram, assim como imagens que instiguem a perda de peso. Em vez disso, ao invés de uma foto na balança, você pode optar por uma imagem de uma pessoa praticando exercício ou se alimentando bem.

O problema para o Facebook não é promover um estilo de vida saudável, é justamente o contrário disso.

4. Páginas de destino que não funcionem

Coloquei este tópico aqui mais como um alerta. É claro que a sua intenção ao criar um anúncio é direcionar o usuário a algum lugar. Você quer que ele clique no link e chegue em uma página de destino.

Porém, erros podem acontecer e se a página de destino não estiver funcionando, além do seu anúncio perder substancialmente na capacidade de gerar vendas, ele poderá acabar sendo proibido pelo Facebook. 

5. Gramática e linguagem ofensiva

Por último, escolhi este como um dos tópicos mais importantes a serem analisados porque, por vezes, as pessoas acabam deixando a gramática como secundária. E, sim, erros de português podem fazer com que o Facebook proíba o seu anúncio.

Além disso, certifique-se de não usar nenhuma linguagem considerada ofensiva, muito menos tente burlar essa regra. Por exemplo, usar sinais como #!@ para indicar um xingamento também é banido pelo Facebook.

E aí? Estes foram os cinco critérios que eu considero mais interessantes para você saber antes de criar o seu anúncio no Facebook. É claro que, a depender do nicho da sua empresa, outros tópicos interessarão mais a você.

Qualquer dúvida, pode nos enviar uma mensagem para uma consultoria. E sinta-se à vontade para navegar em nosso blog.

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