Omnichannel é a revolução da forma de vender. O consumidor hoje espera ter qualidade e uniformidade no atendimento em qualquer canal que estiver. No varejo, o uso do Omnichannel surgiu para integrar as vendas online e offline.
Optar pelo Omnichannel no varejo vai além de inserir vários canais de comunicação na sua estratégia de vendas. É preciso definir bem a sua forma de atuação para que todas as peças do Omnichannel se encaixem perfeitamente.
Neste artigo, irei destrinchar como funciona a técnica do Omnichannel no varejo.
Como funciona o Omnichannel?
Como eu disse acima, Omnichannel é o uso de diversos canais para realizar a venda. Além disso, esses canais devem ser usados de maneira integrada para que não haja nenhuma falha tanto na comunicação como na venda em si.
O Omnichannel não restringe-se ao online. Na verdade, ele acaba aliando os benefícios do online e offline. O foco dessa estratégia é agradar o cliente em todas as frentes possíveis para que ele não sinta nenhum déficit no atendimento da empresa.
Os diferentes canais escolhidos para o atendimento devem oferecer a mesma qualidade na experiência do cliente, de forma padronizada e consistente.
Como inserir o Omnichannel em seu Varejo?
Já sabemos como o Omnichannel funciona, agora iremos ver como você pode inseri-lo em sua estratégia.
Em primeiro lugar, estabeleça um e-commerce. Não é possível pensar em Omnichannel para uma empresa que não tenha, ao menos, um canal de venda online. Afinal, Omnichannel é a integração entre o físico e o virtual.
Em segundo lugar, dê início a integração. Para que a sua estratégia dê certo é preciso alinhar todos os canais de comunicação da sua empresa. Quando estamos falando de venda online, não é permitido haver ruídos. Por isso, a melhor escolha é optar por uma única plataforma capaz de gerenciar os seus canais de atendimento em um só lugar.
Alguns exemplos de uso de sucesso da estratégia Omnichannel são:
- Retirada em loja: Existe algum exemplo de integração entre online e offline mais perfeito que esse? O usuário faz a compra pelo site e-commerce e opta por retirar o produto na loja. Veja como é necessário que haja uma ligação muito bem feita entre o sistema da loja para que não ocorra nenhum erro.
- Devolução: Quantas vezes você compra um produto online e ele não é bem aquilo que você esperava? Oferecer a opção de devolução na loja física é uma forma de mostrar que a sua empresa se importa com o cliente e ainda, presencialmente, dará sugestões de outros produtos para ele.
O segredo do Omnichannel é a integração perfeita entre os canais de atendimento. Tendo isto feito, o resto seguirá o curso natural de funcionamento.
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