Como algumas empresas transformaram o “apagão das redes sociais” em oportunidade?

Você também levou um susto com a queda do WhatsApp, Instagram e Facebook? Pois é, muitas empresas também levaram. Mas não sei se você notou o movimento grande que houve de notificações chegando nos celulares com ofertas usando como gancho justamente a queda das redes sociais. 

Era uma oportunidade e tanto para quem tinha outros canais de comunicação disponíveis com seus clientes para além das redes e do zap. E os espertos souberam aproveitá-la.

Esse é um exemplo de como o SMS pode ser usado para aumentar a relevância de uma empresa. Mandar uma mensagem engraçada e até mesmo irônica em um momento quase que “apocalíptico” é uma forma de se fazer ser lembrado.

Outras dicas para aumentar relevância da sua empresa com SMS

Quando pensamos em “relevância”, estamos falando sobre a importância de algo. As dicas de hoje serão para que você faça com que o seu cliente note e dê valor para a sua empresa:

1 – Fique atento ao Marketing de Oportunidade: o exemplo que eu trouxe do SMS enviado no apagão das redes sociais é puro Marketing de Oportunidade. Não tinha como prever aquilo, então mandar mensagens de texto incentivando a realização de uma ação – seja ela uma compra ou não – fazendo algum trocadilho com a queda das redes sociais foi uma ideia do momento. Por isso, fique sempre atento para não perder uma oportunidade como essas.

Uma boa forma de se manter preparado é usar uma plataforma de disparo de SMS em massa que seja rápida na entrega dos envios e fácil de configurar. 

2 – Não exagere no texto: um dos motivos que fazem com que o SMS seja uma ferramenta de ampla aceitação entre os consumidores para receberem mensagens de empresas é justamente o tamanho da mensagem. O SMS por si só já limita o número de caracteres disponíveis e você precisará adequar o seu recado àquele tamanho.

Por isso, ao pensar em enviar um SMS foque em mensagens curtas. Se possível, apenas uma frase rápida e direta. Ah! E o humor – sempre que for adequado – é uma ótima estratégia para chamar a atenção do usuário que está do outro lado da tela.

3 – Mande mensagens apenas para sua base de contatos: com a Lei Geral de Proteção de Dados é preciso ter ainda mais cuidado para não enviar mensagens a quem não deu autorização. E, mesmo que fosse legal, você acha que essa é uma boa tática para aumentar a relevância da sua empresa? Ninguém gosta de receber mensagens sobre algo que não está interessado. 

Além disso, ofereça a opção de “Opt-out”, ou seja, de saída das suas listas para aqueles que não querem mais receber as mensagens. 

E aí? Essas foram dicas básicas para você que quer aumentar a relevância da sua empresa usando o SMS. Foque na primeira, para se ter relevância é preciso enviar mensagens RELEVANTES, ou seja, que despertem a atenção do usuário!

Se você quer ler mais sobre o uso de SMS na comunicação entre empresa e consumidor, confira esses outros artigos que separei:

https://hotmobile.com.br/hot360/2020/12/02/exemplos-praticos-de-como-usar-sms-marketing/ 
https://hotmobile.com.br/hot360/2021/06/14/como-usar-o-sms-no-pos-venda/

Leia também

Inscreva-se para receber os melhores conteúdos exclusivos

Tenha acesso aos e-books da Hotmobile com dicas sobre estratégias de Soluções Móveis para seu negócio