Como escolher uma agência de marketing

Quando o assunto é tecnologia e inovação todo mundo parece entender um pouco sobre como fazer as coisas acontecerem. Apesar de não faltar palpites e curiosos para apresentar as melhores soluções digitais, os resultados assertivos só serão alcançados por profissionais, e isso vale quando o assunto são as agências de marketing. 

É bem verdade que o melhor gestor para as estratégias de marketing do seu negócio seria você mesmo, mas se considerarmos a necessidade de conhecimentos específicos e tempo para desenvolver esse trabalho, essa opção já não se torna a primeira. Isso porque você não pode deixar de lado suas atribuições e dedicar tempo para se formar e trabalhar como o profissional de marketing da sua própria empresa. 

Como o custo-benefício de contratar uma agência de marketing para desenvolver estratégias para sua marca é maior, vou apresentar neste artigo tudo o que você precisa saber para escolher uma agência de marketing.

Considere a estrutura da agência

Como em todos os ramos, existem agências estruturadas e desestruturadas. A qualidade dessa organização vai influenciar diretamente na sua relação com essa empresa e no resultado do serviço prestado.

Por isso, é importante você avaliar a agência que está contratando, seja ela grande ou pequena, veja se é possível visitá-la pessoalmente quando for preciso realizar uma reunião, por exemplo. Observe se o serviço oferecido considera a identidade e persona da sua marca e nunca aceite uma estratégia engessada. 

Os serviços devem ser personalizados conforme a sua necessidade e por diferentes profissionais. Mais do que nunca a área do marketing é composta por diversos especialistas e se a empresa possui uma equipe com variadas expertises, isso  vai aumentar as chances de você receber um serviço mais relevante. 

Conheça o portfólio da agência 

O portfólio é o que há de mais concreto para testificar a capacidade e resultados dos trabalhos de uma agência, por isso dê a ele uma atenção especial. Uma autoridade em um assunto sempre terá boas experiências para compartilhar.

Confira se os trabalhos realizados são compatíveis com o que você procura e se os clientes da agência são semelhantes ao seu negócio. 

Analise a estratégia de monitoramento da agência

O bom trabalho realizado por uma agência não é apenas o de construir boas campanhas, criar bons conteúdos e desenvolver boas estratégias. Um projeto pode gerar um resultado inicial positivo, mas mudar o seu desempenho com o passar do tempo. Nesse contexto, a análise das métricas vai evitar a perda de tempo, recursos e criatividade.

A agência que você procura deve oferecer relatórios claros e seus profissionais devem saber traduzir esses resultados, justificando as necessidades de intervenções ao longo da execução do planejamento, seja para corrigir rumos ou intensificar aquilo que está performando melhor. 

Saiba o que realmente a agência pode oferecer

Já viu por aí alguém “comprando gato por lebre”? Às vezes a pessoa realmente foi enganada ou em outros casos ela acabou criando uma expectativa no produto ou serviço que não pode ser correspondida.  É por isso que quando você for iniciar uma contratação de uma agência, você precisa conhecer bem quais os serviços que ela oferece e o que será feito durante a parceria.

Quem vai te atender quando for preciso, quando os ajustes de tráfego serão definidos, quantas peças publicitárias serão produzidas e qual será o prazo para as entregas. Esses são alguns exemplos de questões a serem respondidas na reunião de briefing, com a maior clareza possível.

Capacidade de cumprir prazos

O motivo pelo qual você mesmo não vai cuidar de suas campanhas, além da falta de conhecimento específico, é por causa da indisponibilidade de cuidar das estratégias de forma sistemática. Por isso a experiência com a agência que você irá escolher deve ser vivenciada dentro de prazos. Eles são fundamentais para que os resultados apareçam. Ainda que em médio ou longo prazo, o que foi definido para ser feito deve ser executado pela contratada.

Se você considerar as dicas pontuadas até aqui neste artigo, as chances de escolher uma boa agência, com o know-how necessário para realizar um bom trabalho, será bem maior. Assim você terá ganhos para a sua marca e lucros para o seu negócio.   

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