Como fazer o planejamento de conteúdos para as redes sociais em 2022

Um novo ano começa bem quando os objetivos para a sua marca são estabelecidos com clareza. Um planejamento estratégico de conteúdos intencionais, assertivos e bem posicionados será um pilar para o alcance das suas metas. Se quando falo de planejamento você pensa imediatamente em um calendário, o meu objetivo neste artigo é ampliar a sua compreensão para questões decisivas que vão além de dias e horários de postagens.

Vamos considerar neste artigo, os principais pontos para que você desenvolva o seu trabalho com eficiência e alcance mais resultados. Veremos ainda as oportunidades geradas através das novas ferramentas lançadas pelas principais redes sociais como Facebook, Instagram e TikTok.

Tenha objetivos

Já sabe mesmo qual o objetivo da sua empresa? E qual o papel da rede social nesse processo? Seria para gerar reconhecimento da marca ou aumentar o tráfego no seu site?  Responder questões como essa é tarefa primordial.

Somente com esses objetivos bem definidos será possível verificar resultados em todas as fases do projeto e modificar ações baseando-se no desempenho positivo ou negativo das publicações, afinal, trabalhar com públicos nas redes sociais exige constantes testes e análise de performance.

Defina os canais de atuação

Não adianta querer utilizar em todos os canais, mas não dar conta de oferecer qualidade de conteúdo e atenção para todos eles. Se você já possui redes consolidadas, já deve entender em quais canais o seu público costuma se engajar melhor. Então, investir onde as coisas já estão funcionando bem será uma tendência. Agora, se desejar ingressar em novas redes, conheça bem a sua persona e saiba onde encontrar sua audiência. 

Quem define qual é a melhor rede social para o negócio, não é você, mas o seu público. 

Crie um calendário

Seu calendário de conteúdo deve ser baseado no calendário principal das ações da sua empresa. Revise os lançamentos e promoções que estão planejadas para cada período do ano. Caso não tenha hoje todas as ações que ocorreram em 2022, busque estabelecer pelo menos o que deve ocorrer no primeiro trimestre do ano. Só após o calendário de ações definido, que você então define a data para cada conteúdo. 

A sugestão é dividir as ações por semana ou quinzena. Onde, por exemplo, uma semana tenha um foco na divulgação de uma linha de produto e outra com o foco em outro. Isso não quer dizer que você não vai passar a semana inteira falando de um produto ou serviço específico.

A ideia é construir uma linha de comunicação a seguir para a hora de divulgar o produto, mesclando ali oferta e conteúdos de valor que contribuam para o interesse e envolvimento do público com aquilo.

Faça a estruturação e o acompanhamento

Como tudo pode sofrer ajustes e otimizações, uma dica é separar um dia da semana para estruturar todos os conteúdos que vão sair na quinzena. Isso vai  ajudar no dia a dia do trabalho. Se o seu negócio pode contar apenas com você  ou com uma equipe pequena, esse método pode facilitar as coisas. 

Acompanhe sistematicamente os resultados das ações, pois só assim vai ficar bem claro se você está seguindo o caminho certo ou o errado e terá tempo para ajustar a rota, evitando seguir uma estratégia que não está funcionando. 

Fique atento às atualizações

As redes sociais se consolidaram com diferentes ferramentas que possibilitam maior interação. Após os frequentes testes que apontam o interesse e comportamento do público, novas funcionalidades são lançadas. Em 2022 busque adaptar os seus conteúdos ao que existe de mais atual. Veja alguns exemplos: 

Instagram – Uma novidade recente que pode render bons resultados é o Collabs, criadores parceiros assinam a autoria de um conteúdo em conjunto. Que tal fazer parcerias e alcançar mais pessoas?

Facebook – Fique ligado nos lançamentos do tio Mark Zuckerberg, a visão metaverso promete muitos lançamentos. Mas já é possível desfrutar do novo design das páginas comerciais e dos novos recursos de áudio da plataforma.

TikTok – Uma excelente novidade que surgiu no finalzinho de 2021 é que agora os usuários da rede social podem contar com o TikTok Business, que possibilita um marketing mais acessível e competitivo para pequenas e médias empresas.

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