Que você está convencido da importância do Omnichannel eu já sei. Afinal, essa estratégia de marketing, vendas e atendimento, busca oferecer uma experiência singular aos clientes. De forma integrada, os canais online e offline são desenvolvidos e orquestrados para cooperarem entre si.
Os resultados para a marca são bem convincentes, como o aumento do tíquete médio e da competitividade em relação às empresas concorrentes, fidelização e satisfação dos clientes.
Vamos juntos neste artigo descobrir 4 pontos práticos e decisivos para quem deseja preparar uma equipe para executar o omnichannel:
- Logística
Como o omnichannel abre um leque de opções no processo de compra, é preciso reestruturar todo o processo logístico. Se preparar para situações em que, por exemplo, um cliente vai até uma loja física, não encontra um calçado do tamanho do seu pé, mas faz a compra no site da mesma loja e seleciona a opção de retirar na loja. E aí, sua equipe de logística está pronta para atender uma situação como essa?
De modo prático, você precisa considerar a gestão da logística reversa pós-venda, que é quando um produto é devolvido por motivos diversos, a gestão de estoque centralizada, que controle todos os pontos de vendas e que seja atualizada constantemente, além de uma gestão de transportes capaz de atender maiores demandas de um e-commerce em expansão.
- Entrega
A necessidade de uma atenção maior ao sistema de transportes se deve ao aumento do movimento de cargas que são consequência desse modelo de serviço. Um fator decisivo para o sucesso do omnichannel encontra-se na excelência do serviço de entrega. Afinal, existe surpresa melhor que o seu pedido chegar antes mesmo do prazo? Então, não deixe de investir nessa estrutura e mantenha uma equipe bem preparada.
- Agilidade
A maioria das empresas que estão tendo sucesso com essa estratégia desenvolveram um site ou aplicativo próprio. Isso ajuda na centralização e personalização do controle de todos os fluxos do negócio.
O mundo do omnichannel coloca sua marca em uma condição de onipresença, afinal são vários canais, disponíveis em diferentes formas. Além de ser multichannel, o serviço precisa ser ágil e funcional. Toda essa eficiência será uma consequência de todas as ações apontadas até aqui. Não ignore nenhuma etapa, faça os investimentos e treinamentos necessários e colha os frutos.
- Satisfação
Por fim, lembre-se que o omnichannel é focado na experiência do cliente. Se essa experiência for satisfatória sua equipe terá alcançado o objetivo. Seu cliente sairá de cada contato bem atendido e valorizado. Assim sua marca se torna forte e além de consumidores você terá verdadeiros fãs.