O Marketplace do Facebook e Instagram é uma ferramenta poderosa para expandir suas vendas online. Usá-la de forma estratégica pode aumentar a visibilidade dos seus produtos e conectar sua marca a um público ainda maior. Se você ainda não conhece como funciona o Marketplace do Facebook e Instagram, agora é o momento de entender como ele pode transformar o seu negócio.
A rede social, que tem crescido extraordinariamente no Brasil, facilitou – e muito – o processo de venda em sua plataforma. Consequentemente, cada vez mais microempreendedores têm se aproveitado disso.
Além do Instagram, o Facebook também tem se consolidado como espaço de compra e venda online. Além disso, as duas redes contam com uma aba exclusiva para o Marketplace.
Mas você veio aqui para aprender como usar o tal Marketplace, não é mesmo? Chega de enrolação, vamos entender direito como funciona isso.
Como o Instagram é controlado pelo Facebook, as políticas comerciais de ambas as redes são as mesmas. Por isso, irei tratar primeiro dessas políticas para depois falar especificamente de como usar o Marketplace em cada uma.

Atente-se às políticas comerciais
Ao contrário do que muitos podem pensar, a internet não é terra de ninguém. De fato, em toda plataforma, existem regras a serem seguidas.
No Facebook e Instagram, as políticas comerciais fornecem regras sobre tipos de produtos e serviços que podem ser oferecidos em suas redes. Por exemplo, dentre os conteúdos proibidos estão: produtos para adultos; bebidas alcoólicas; animais; serviços sexuais… A lista completa você pode acessar pelo próprio Facebook. clicando neste link: Facebook
Como usar o Marketplace do Instagram
Para montar a sua loja virtual dentro do Instagram, você precisa seguir alguns outros pré-requisitos, são eles:
- Ter um perfil comercial;
- Estar de acordo com as Políticas Comerciais e com as Diretrizes do Instagram (disponíveis aqui: https://help.instagram.com/477434105621119);
- Ter uma página de e-commerce é essencial. Afinal, como não dá para realizar a venda diretamente pelo Instagram, você precisa redirecionar o seu cliente para um link de venda externo. Esse link pode ser o seu site ou até mesmo o WhatsApp da sua loja.
- O seu perfil comercial precisa estar conectado a um catálogo no Facebook. Ele pode ser criado no Gerenciador de Negócios ou na própria página da empresa no Facebook.
Certo, você já sabe o que a sua empresa deve ter para criar o seu catálogo virtual no Instagram Shopping. Agora, vamos descobrir o passo a passo de como marcar os produtos na loja:
Vá em seu perfil -> Toque em “Começar” na parte superior (caso essa opção não apareça para você, vá em Configurações) -> Procure por “Produtos” e depois clique em “Continuar” -> Selecione o “Catálogo de mercadorias” para vincular à conta -> Clique em “Concluir”.
Essas opções estarão disponíveis depois que a sua conta for aprovada pelo Instagram.
Depois de ativado o catálogo, você poderá marcar as suas postagens com as peças que estão ali naquela foto. Assim, o cliente verá o valor do item e poderá ser direcionado para a compra.
Como usar o Marketplace do Facebook
No Facebook, qualquer um pode usar a ferramenta do Marketplace, independente de ser uma empresa ou pessoa física.
É muito simples. Quando estiver no feed de notícias, basta clicar na aba do Marketplace (o ícone se parece com uma vendinha). Em seguida, clique em “adicionar novo classificado” e depois em “item à venda”.
Adicione uma foto e as informações do produto, em seguida publique. Pronto, simples assim!
Mas lembre-se, o seu produto ou serviço deve estar seguindo as políticas comerciais da rede.
