Gatilhos mentais: o que são e como usar em sua estratégia de marketing

Se você trabalha com marketing digital ou está envolvido com a promoção de campanhas da sua própria empresa, com certeza já deve ter ouvido falar nos gatilhos mentais.

Para descomplicar tudo, vou direto para o conceito: Gatilhos mentais são formas de induzir uma pessoa a realizar uma ação com base em uma necessidade despertada em sua mente.

Ou seja, é uma estratégia que visa direcionar o consumidor a finalizar a ação desejada pela sua empresa, como uma compra ou inscrição em uma aula online.

Como funcionam os gatilhos mentais?               

Você pode até não perceber, mas ao longo do dia, nós tomamos diversas decisões inconscientemente.

No marketing, os gatilhos mentais estão ali para que ao ver uma ação de venda você não demore pensando se deve ou não realizá-la. Os gatilhos são como estímulos.

Existem diversos tipos de gatilhos mentais e, ao longo deste texto, eu te apresentarei aos 5 que considero como mais importantes. Além disso, darei exemplos de como usá-los em sua estratégia de marketing.

Tipos de gatilhos mentais

1. Urgência e escassez

Os gatilhos da urgência e escassez são uns dos mais usados em estratégias de marketing, justamente por serem tão apelativos.

São gatilhos distintos, mas que possuem a mesma intenção: fazer com que você realize uma ação agora!

O gatilho da urgência trata do tempo e o da escassez da quantidade. Confira esses exemplos para entender melhor:

50% de desconto em todo o site só até amanhã!!!” – Urgência

Restam apenas 2 vagas no aulão pré-vestibular!!!” – Escassez

Mesmo utilizando artifícios diferentes um do outro, ambos dão a sensação de última chance e oportunidade.

2. Prova social

Esse aqui é um dos meus gatilhos preferidos. Uma das coisas que eu sempre procura saber antes de comprar um produto ou serviço é se aquela empresa tem boa reputação no mercado.

O que outros clientes acharam dela?

É aí que entra o gatilho da prova social. Ao invés de fazer com que o possível consumidor busque por avaliações de seu serviço online, mostre você mesmo depoimentos de clientes satisfeitos.

Esses depoimentos podem estar dispostos em seu site ou em um post nas redes sociais. Tem sido cada vez mais comum, principalmente em empresas de menor porte, o compartilhamento de feedbacks positivos dados por clientes na ferramenta Stories do Instagram.

Essa é uma ótima sacada, pois aqueles Stories podem ficar salvos nos Destaques e sempre que um novo visitante tiver interesse irá encontrar esses depoimentos garantindo a qualidade do seu serviço.

3. Exclusividade

Todo mundo gosta de ser exclusivo, não é mesmo? Mas exclusividade aqui não quer dizer que um cliente terá direito a algo e todo o restante não.

O gatilho de exclusividade funciona a partir do momento em que você dá ao seu produto o ar de especial. Nem todo mundo terá direito àquilo, apenas um grupo seleto de pessoas.

Um bom exemplo disso são programas de assinatura de um clube de vinhos. Ao assinar, você receberá mensalmente 4 vinhos indicados por um importante sommelier.

Outro exemplo é quando empresas criam serviços VIP, com tantos outros benefícios. Ao se cadastrar para fazer parte da lista VIP, você terá direito a uma promoção semanal exclusiva.

No primeiro caso, qualquer pessoa que fizer parte do clube de assinatura estará em um grupo exclusivo. Já no segundo, outras pessoas ainda podem comprar o seu serviço, mas apenas um grupo menor, ainda mais seleto, terá promoções semanais.

Assim, o segundo ainda consegue instigar a pessoa a comprar semanalmente apenas para não perder a oportunidade.

4. Dor X Prazer

Esse é um outro gatilho que costuma estar sempre presente nas ações me marketing. Isso porque ele envolve, basicamente, entender o que tem incomodado o seu cliente (qual é a dor dele?) e o que resolveria esse problema (o prazer).

É uma forma de mostrar o seu serviço ou produto como uma solução, como algo que irá, imediatamente, acabar com algo ruim e gerar satisfação.

Um exemplo muito comum é o uso por nutricionistas que estão vendendo um programa de emagrecimento. Grande parte das pessoas que estão em busca de um profissional de nutrição é porque querem emagrecer, então use isso a seu favor.

Olhe só essa chamada: “Você se esforça e não vê nenhuma diferença na balança? O problema está no método que você está utilizando! Vou te ensinar a chegar no seu peso ideal sem abrir mão do que você ama!”

5. Reciprocidade

Esse último gatilho que trago refere-se a uma característica muito comum em nosso dia a dia. Sabe quando alguém faz algo bom pela gente e queremos retribuir? É exatamente essa premissa que o gatilho da reciprocidade segue.

Nesse caso, a sua empresa dará ao consumidor um presente. Pode ser ele um brinde, acesso a uma palestra, um e-book com conteúdo muito valioso.

A ideia aqui é que depois, quando a sua empresa lançar uma versão paga, o cliente já conheça bem o seu serviço ou produto. E, por ter ganhado a primeira vez de graça, sinta-se no dever de comprar o novo.

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