Nos últimos meses, choveram marcas passando por processo de rebranding. Uma delas, a maior emissora de televisão do país – você já sabe qual é, nem precisa eu dizer, né? – alterou, depois de seis anos, o famoso globo metálico pelo globo colorido, com cores em degrade.
A mudança na identidade visual de uma marca é apenas um dos aspectos do rebranding. No caso da emissora, por enquanto, ela não foi muito além disso.
Mas uma outra grande marca, famosa por suas esfihas, deu o que falar nas redes ao colocar uma faixa escrito “Passo o ponto” em diversas lojas suas. No final das contas, a faixa fazia parte de uma ação de marketing da empresa que gerou a uma reformulação completa de sua marca.
A logo não é mais a mesma, com mudança na paleta de cores, a rede também lançou um clube fidelidade e os seus clientes passam a ser chamados de “Habibers”.
Já deu para você ter uma noção do que é rebranding, né? Mas, afinal, como e por qual motivo grandes empresas decidem fazer essas grandes alterações em suas marcas?
– Recolocação no mercado
O principal motivo para uma empresa optar pelo rebranding é estar em busca de uma recolocação no mercado.
Essa recolocação pode ser necessária por dois motivos: crise ou atualização das tendências do mercado.
Nos casos citados acima, nenhuma das empresas estavam passando por uma grande crise. Mas ainda assim é possível utilizá-los como exemplo para esses casos também:
- Rebranding como gerenciamento de crise
O rebranding é uma das estratégias de gerenciamento de crise que busca mudar as estratégias de ação para melhorar a imagem da marca frente ao público.
Em casos como esse, é preciso ir muito além da renovação da identidade visual. Você precisará instigar seu público, trazê-lo de volta e a curiosidade é uma arma poderosíssima para isso.
No caso do Habib´s, a estratégia de colocar faixas escrito “Passo o ponto” movimentou muito as redes sociais da empresa, com usuários curiosos, outros já suspeitando ser uma ação de marketing.
- Rebranding como forma de atualização para as tendências do mercado
Já o primeiro exemplo que eu dei neste artigo, falando sobre a emissora de TV, a mudança que eles realizaram mais marcante foi apenas na identidade visual da marca que se tornou muito mais leve e adequada ao momento do mercado.
As 8 cores da nova logo demonstra como a marca preza pela pluralidade e tenta se aproximar do público mais jovem.
– O que analisar antes de fazer um rebranding?
A primeira coisa que você deve pensar antes de considerar um rebranding é se essa mudança será bem aceita pelo seu público. Afinal, ele é quem mais importa.
Mudanças sempre são bem-vindas, por isso, se você está mesmo disposto a mudar não tenha medo de testar.
Nas redes sociais, você pode pedir a opinião do seu público antes de realizar qualquer mudança radical se não estiver seguro quanto a ela. Já pensou em construir junto a eles a sua nova marca?
Outra opção é monitorar o que seus concorrentes têm feito e quais ações têm sido bem aceitas pelos consumidores. A ideia aqui não é copiar, mas entender bem o mercado para fazer o melhor.
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