5 erros para não cometer na hora de enviar SMS

Se você já compreendeu a importância de desenvolver uma estratégia de marketing utilizando o envio de SMS, chegou a hora de entender melhor como planejar, organizar e executar esses envios da melhor forma possível.

Fazendo as coisas da maneira correta, você vai ficar mais próximo de alcançar os objetivos da sua marca. Neste artigo vamos direto ao ponto para descobrir os principais erros cometidos na hora das empresas enviarem SMS.

1 . Não construir uma comunicação progressiva

Adquirir um pacote de SMS sem saber o que fará com eles é um grande erro. O envio de mensagens aleatórias, ou com conteúdos que só deveriam ser enviados após um contato inicial de quebra-gelo, podem criar uma rejeição inicial de diversos contatos. 

Responder perguntas como: Qual o meu objetivo ao enviar essas mensagens ? Qual a estratégia para que os objetivos sejam alcançados? E qual será o conteúdo das mensagens para cada etapa do relacionamento com os clientes? É necessário para uma construção de campanha relevante e assertiva para o seu negócio.

 2. Enviar spam (envios não autorizados) e sem identificação

Não é legal receber mensagens de um remetente desconhecido sem saber como o nosso contato chegou até ele. Isso é inconveniente em qualquer canal de comunicação, seja e-mail, WhatsApp, ou SMS.

Por isso, ofereça o mecanismo de opt-in, onde o cliente possa autorizar a sua empresa a continuar enviando torpedos.

Cuide ainda para que as mensagens não tenham características de spam, como links não encurtados e que levem a sites que não possuem responsividade para dispositivos móveis.

3. Ser inconveniente e não oferecer opt-out

Como as mensagens são enviadas sem nome, mas com um código de 5 dígitos (shortcode), no local do remetente, é preciso se identificar em alguma parte do conteudo. Não fazer isso é prejudicial para a marca e uma inconveniência.

Outro ponto a ser considerado é não enviar mensagens demais e em horários não comerciais. 

Um filtro natural que irá excluir interessados e fazer com que aqueles contatos qualificados permaneçam é a possibilidade de opt-out, que é quando alguém deseja parar de receber mensagens da sua empresa.

4. Querer somente vender

Outro erro muito comum, provocado pela ânsia de vender logo, é enviar mensagens com proposta de venda já de primeira! Se você compreende como funciona as etapas de um funil de vendas e a nutrição de leads, siga o processo e tenha sucesso. 

Caso esses assuntos sejam desconhecidos para você, sugiro que pesquise, estude, consulte especialistas em marketing e continue lendo os artigos disponíveis neste blog.

5. Não utilizar uma boa plataforma de automação

Para que a estratégia seja executada com profissionalismo e maestria, faça como as grandes empresas que estão obtendo grandes resultados com o envio de SMS.

Escolha uma boa plataforma de automação de marketing. Com ela será possível organizar o projeto de uma maneira mais otimizada e com a possibilidade de mensurar resultados.

Outra funcionalidade necessária para o avanço do trabalho é a segmentação de contatos de acordo com o perfil e interesses.

A sugestão de uma plataforma que atende esse conjunto de necessidades é a Hotcampaigns. Além de contar com uma Central de Ajuda, você pode realizar uma consultoria com a equipe de especialistas que podem avaliar sua estratégia e construir um combo com as funcionalidades que o seu negócio realmente precisa. 

Seja para uma pequena ou grande empresa, sempre existe uma opção ideal para fazer com  que os seus objetivos sejam alcançados.

Gostou desse artigo? Separei esses outros dois para você:

https://hotmobile.com.br/hot360/copy-para-gerar-leads/embed/#?secret=xAz2u1hA6c

https://hotmobile.com.br/hot360/sms-em-processos-de-confirmacoes-de-seguranca-ii/embed/#?secret=aagZy3AyTZ

Inscreva-se para receber os melhores conteúdos exclusivos

Tenha acesso aos e-books da Hotmobile com dicas sobre estratégias de Soluções Móveis para seu negócio