Como enviar links via SMS de forma segura? Quando o brasileiro Santos Dumont desenvolveu o avião, não imaginou que um dia ele seria usado como um lançador de bombas e mísseis. Ainda assim, o benefício da aviação para o mundo é indiscutível. O mesmo acontece com as tecnologias de comunicação que vão sendo desenvolvidas ao longo dos anos. Atualmente, o SMS, serviço de envio de mensagens curtas e instantâneas mais popular do planeta, tem sido vítima do uso malicioso de criminosos.
Simulações de transações bancárias, confirmação de dados pessoais, mensagens de saúde em nome dos governos, esses são alguns dos mecanismos usados por golpistas através do SMS. Embora seja possível diferenciar uma informação verdadeira da falsa, muitas pessoas continuam sendo vítimas do engano e entregam diariamente seus dados pessoais, e principalmente bancários, para quadrilhas especializadas neste tipo de crime. Neste artigo, o objetivo é ajudar as empresas a continuarem utilizando o SMS de forma segura, inclusive para o envio de links de inscrições, confirmações, cobranças e pagamentos.
Como enviar links via SMS de forma segura
Veja a seguir as 5 formas de manter a comunicação com os seus clientes e fazer envios de links por SMS de forma segura:
1 – Mantenha um número confiável
Normalmente, empresas que contratam um serviço de disparo em massa em empresas de soluções móveis, utilizam o short-code que é uma sequência curta de números que substitui o long-code, ou seja, o número de telefone completo. Já as grandes instituições, como operadoras e bancos, utilizam o próprio nome no campo de remetente da mensagem.
Para saber como desenvolver um uso profissional de envio de SMS Marketing, mantenha a sua empresa em ligação com uma especializada em soluções móveis. Bem como, personalize os seus envios para facilitar a sua identificação por seus contatos.
2 – Envios relevantes
Embora o envio de SMS possa ocorrer a qualquer momento, ter um planejamento de envios fortalece ainda mais a forma positiva com que os seus contatos percebem a sua marca. Portanto, programe os seus envios considerando horários e dias comerciais e utilize o recurso em momentos de transações. Isso vai ajudar sua audiência a desconfiar de mensagens aleatórias e que não fazem parte de uma negociação ou serviço em andamento.
3 – Mensagens intransferíveis
Como estamos falando do uso de mensagens com finalidades comerciais entre uma empresa e um cliente, a orientação para que a mensagem não seja compartilhada deve existir. Como se trata de negociações únicas, o compartilhamento das mensagens para terceiros é inútil. Tal situação pode gerar equívocos, e abrir margem para eventuais problemas para marca e consumidor.
4 – Links únicos
Ao enviar links, utilize mecanismos que criam links únicos e que tenham validade. Por exemplo, ao enviar um link com um código de boleto bancário, identifique o mesmo com uma validade e que expire conforme o prazo estabelecido.
A soma desses recursos transmitem segurança para a empresa e clientes e ainda dificulta ações maliciosas. Os bancos costumam utilizar muito esse recurso como forma de segurança.
5 – Serviço móvel profissional
Como o serviço de envio em massa de SMS depende de outras empresas, como as de telefonia, considere as orientações daquela escolhida por você. Existem procedimentos técnicos e atualizações na legislação que regulamenta a comunicação entre empresas e clientes que são conhecidas com profundidade por esses profissionais especializados.
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