Como tornar o Omnichannel mais assertivo

As estratégias que causam a satisfação do cliente normalmente estão relacionadas com melhorias nos serviços oferecidos, nas vendas, nos processos de fidelização e com a imagem da marca. Entre esses métodos, encontramos o omnichannel. 

Lembrando que o conceito de Omnichannel é o de uma uma estratégia de vendas utilizada por indústrias e varejistas com o objetivo de proporcionar uma boa experiência de compra, independente do canal utilizado. Ele integra lojas físicas, virtuais e compradores. Dessa maneira, pode explorar todas as possibilidades de interação.

Essa tendência é uma evolução do conceito de multicanal, pois é focada na experiência interativa do consumidor com os canais disponíveis por uma marca.

Integração de Qualidade

Mas não é somente preciso garantir a existência de vários canais integrados. A relação entre eles precisa ser harmônica para que o objetivo seja alcançado. O cliente precisa vivenciar a mesma experiência em qualquer meio escolhido para a compra. De forma prática, e para exemplificar, um cliente deve ter um mesmo feedback sobre a marca quando for conveniente para ele comprar de diferentes maneiras, em loja física ou virtual. 

Mapeamento de Pontos de Contato

Entender cada persona, seus interesses, linguagens e comportamentos é importante para que você construa bons relatórios e compreenda as diferenças entre os clientes em cada canal. Portanto, monitore a estratégia, seu desenvolvimento e resultados.

Mensagem de acordo com o canal

Mais um fator importante, definidor da estratégia omnichannel assertiva, é a linguagem utilizada em cada canal e o perfil dos seus públicos. É possível que um mesmo produto que não vende muito no e-commerce apresente uma ótima saída na loja física. Por isso, considere as particularidades dos clientes em cada canal.

Uma dica final, e muito importante para quem tem utilizado a tática do omnichannel, é sobre a coerência entre os canais. A informação passada oralmente pelo vendedor da loja física deve ser exatamente a mesma oferecida na loja virtual, entendeu? A linguagem pode mudar, mas a informação, nunca. O caminho da assertividade certamente passa bem longe da contradição.

Gostou deste artigo? Separei esses outros dois que também podem te interessar:

Categorias

Inscreva-se para receber os melhores conteúdos exclusivos

Tenha acesso aos e-books da Hotmobile com dicas sobre estratégias de Soluções Móveis para seu negócio