Desde o boom do e-commerce que aconteceu no ano passado, muitos empresários estão buscando atualizar os seus negócios para o formato virtual.
Não é para menos, o crescimento do e-commerce tem sido constante. Até novembro de 2020, o e-commerce havia registrado um aumento de 122% em comparação com o ano anterior.
E você acha que esse ano será diferente? Muito pelo contrário! A expectativa é que haja ainda um aumento de quase 30% nas vendas online.
Já está convencido da importância do e-commerce? Então, agora se liga nessas dicas que preparei para você montar o melhor layout para o seu e-commerce.
Por que é importante pensar no layout?
O layout é a primeira coisa com que o usuário se depara assim que acessa a sua plataforma de e-commerce. Ou seja, é a tão famosa primeira impressão.
Se o layout do seu e-commerce não for bem planejado, as chances daquele potencial consumidor deixar a sua página antes mesmo de ter acesso aos produtos é enorme.
Vamos ao que interessa, confira as nossas dicas para o layout do seu e-commerce:
1. Opte por um layout intuitivo
Perceba que no e-commerce, não existe um vendedor te direcionando para os produtos que você deseja. Por isso, é preciso que ao entrar no seu site, o usuário saiba navegar por ele sozinho.
Algumas formas de deixar o seu layout mais intuitivo são:
– Deixe de maneira exposta a barra de procura para que o usuário busque diretamente pelo produto;
– Crie um menu, dividindo cada produto em categorias;
– Disponibilize formas para que o usuário possa filtrar a sua busca. Por exemplo, “calças femininas, tamanho 36”.
Uma outra dica que eu sempre gosto de reforçar é com relação ao uso de banners e pop-up (janela que se abre como uma propaganda). Todo mundo gosta de ter novidades e promoções bem a vista, mas tome cuidado para não atrapalhar a navegação com banners em excesso.
2. Trate a sua loja virtual como uma vitrine
Quando você está no shopping, você não se depara com vitrines bagunçadas e desorganizadas, né? Até mesmo os produtos que estão expostos seguem uma mesma harmonia.
Em sua loja virtual, precisa acontecer o mesmo. Entenda o que fazer para manter o seu e-commerce sempre organizado:
– Use fotos reais dos produtos e de diversos ângulos;
– Organize-os por data de lançamento de cada produto;
– Mantenha as cores da identidade visual da sua empresa nas páginas.
3. Reserve um espaço para as informações da sua empresa
Ao comprar online, é muito comum os consumidores terem maior desconfiança, por medo de golpes virtuais. Por isso, é fundamental oferecer segurança e confiança para os usuários.
E como fazer isso? Deixe todas as informações sobre a sua empresa visíveis no final da página. São elas:
– Meio de contato com a sua empresa (e-mail ou telefone);
– Endereço físico;
– Links para as mídias sociais da empresa;
– CNPJ.
Esse último dará segurança, mostrando que a sua empresa realmente existe enquanto os outros passa mais credibilidade e confiança de que o consumidor terá meios de contato se houver qualquer problema.
4. Invista em um design responsivo
Hoje em dia, qualquer site precisa ser responsivo. Afinal, as pessoas navegam online em todo tipo de aparelho possível.
Por isso, ter um design responsivo é pré-requisito básico de todo e-commerce. Assim, o usuário que estiver no smartphone terá a mesma experiência do que estiver no notebook ou tablet.
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