Importância das métricas em uma campanha de marketing

Importância das métricas em uma campanha de marketing

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A princípio esses números e mais números podem passar despercebidos quando mal compreendidos. Mas, eles são as métricas, tão importantes para quem deseja desenvolver campanhas estratégicas de marketing. Essas medidas quantificáveis são usadas para analisar o resultado e justificar as decisões tomadas ao longo do trabalho.

Se você deseja estabelecer um marketing data driven, que é quando a empresa constrói seu planejamento baseando-se na coleta e análise de informações, precisa compreender a importância das métricas em uma campanha.

Vamos juntos, neste artigo, relembrar as diferentes métricas e a importância de cada uma delas: 

Métricas Operacionais

As métricas são dados brutos, representados por números exatos ou não. Elas estão relacionadas ao tático e operacional da empresa, revelando o desempenho de processos. 

Esses  sistemas de medida avaliam tendências, comportamentos ou variáveis e ajudam na tomada de decisão. Detectando oportunidades, mantém o foco produtivo, identifica pontos fortes e fracos, define necessidades de investimentos e aponta falhas operacionais.

Tudo isso, justifica a importância das métricas como a base para identificar os indicadores, sendo o passo seguinte a ser dado após a definição das metas.

CPM – Custo por mil impressões

O CPM deve apontar qual valor está sendo cobrado quando os anúncios são impressos (exibidos) mil vezes. Sua otimização pode melhorar os resultados, por isso utilize para comparar o desempenho dos seus públicos.

CPC – Custo por clique

A  métrica de desempenho “Custo por Clique” ajuda a estimar o valor médio pago por um clique em anúncio patrocinado. É considerado um indicador complexo, pois não mede a qualificação. Uma dica é aumentar o tráfego para capturar mais leads.

CPL – Custo por Lead

Essa métrica de desempenho aponta qual é o valor pago pelas campanhas por cada lead adquirido. Nem todo lead se torna cliente, por isso, o custo deve ser baixo o suficiente para manter as margens considerando que precisam de vários leads para fechar um negócio.

CPA – Custo por aquisição ou venda

É uma métrica de marketing digital que serve para medir o valor gasto por cada por venda ou transação da sua campanha de mídia paga. 

Com a ferramenta de anúncios do Google AdWords, é possível criar anúncios automatizados relacionados ao custo de aquisição para cada campanha.

Indicadores (KPI – Key Performance Indicator)

Os indicadores de resultados são ferramentas derivadas das métricas e servem para avaliar o desempenho do negócio. Ou seja, os KPIs representam os desdobramentos das métricas. Essas informações estratégicas auxiliam na análise de tendência e melhorias, sendo geralmente expressas com clareza por percentuais e probabilidades.

Existem muitos indicadores que podem ser medidos, mas, vamos conferir os mais utilizados:

ROI – Retorno Sobre o Investimento

Esse indicador é utilizado para saber quanto a empresa ganhou com os investimentos feitos e sua  efetividade nos diferentes canais. Com ele a sua empresa planeja as metas, tendo como base os resultados possíveis de alcançar e considerando o que foi realizado anteriormente.

Ticket Médio 

O ticket médio é o valor médio das vendas em um determinado período. Ele é um indicador de desempenho, mostrando o quanto a equipe comercial tem conseguido fechar negócios mais vantajosos para a empresa. 

Essa métrica é fundamental para entender e projetar o crescimento de um negócio. De modo geral, um ticket médio alto é sinal de um bom desempenho das vendas. 

Lembre-se, os dados gerados nas métricas não devem servir apenas para prestar relatórios, mas para proporcionar informações para o desenvolvimento de estratégias ainda melhores.

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