O que é API de voz e como utilizá-la em sua estratégia

Há alguns anos parecia estranho estabelecer uma comunicação com canais virtuais que disponibilizavam serviços e recebiam comandos por meio da voz. As assistentes virtuais, como Alexa e Siri, chegaram timidamente mas conquistaram a confiança pela capacidade de facilitar atividades diárias. E se ainda restava alguma barreira sobre o uso de mensagens automáticas de voz em transações comerciais, elas acabaram no período de confinamento provocado pela pandemia.

Mas o que seria uma API? A sigla API se refere ao termo em inglês “Application Programming Interface” que traduzido para o português significa “Interface de Programação de Aplicativos”. Ela possibilita a conexão entre dois sistemas, facilitando a criação e aperfeiçoando de softwares, aplicativos e programas, além de agregar valor para eles.

Com uma API de voz é possível criar interações e soluções dentro das estratégias de marketing enviando torpedo de voz, realizando chamadas ou agregando ao chat do seu site. Continue lendo este artigo e descubra como potencializar a comunicação com o seu público utilizando essa ferramenta.

Vantagens de utilizar API de voz

São várias maneiras de usar a mensagem de voz, criando soluções específicas para as suas necessidades. Você não vai precisar de um especialista em telecomunicações para desenvolver as ferramentas e assim vai ganhar tempo e aumentar os resultados.

Não existe restrição para usuários de diferentes operadoras, assim você pode alcançar mais usuários. Produza ainda relatório e tenha acesso às ligações gravadas e análise métricas para aprimorar o seu atendimento.

Estratégias de uso

Se você utilizar o serviço para fazer ligações, fará isso com maior assertividade, já que pode conferir todo o histórico dos contatos e fazer contatos somente para efetivar alguma etapa do relacionamento, como apresentação de um produto de interesse do lead ou para fazer cobranças em momento apropriado.

E que tal lembrar o seu cliente do vencimento de uma fatura utilizando um torpedo de voz? Esse método simples é menos invasivo e pode contribuir para a diminuição dos índices de inadimplência. 

Outra possibilidade é realizar pesquisas de satisfação em que os seus contatos possam responder com mensagens de voz gravadas quando ele quiser. Isso pode fazer com que o retorno seja maior e alimentar mais ainda os dados que justificam os aperfeiçoamentos da sua marca.

Ainda é possível enviar mensagens de programadas confirmando consultas agendadas por pacientes das mais variadas especialidades médicas, entre outras áreas comerciais. Viu como as campanhas de envio de mensagens de voz podem se ajustar a qualquer projeto?

Experimente essa ferramenta e esteja presente na mente dos seus consumidores (mind share), fortaleça sua marca (branding) e tenha um público fidelizado.

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