Convencer um comerciante varejista de que ele deveria expandir seus negócios para o mercado e-commerce, há alguns anos, era tarefa difícil. A resistência ao desconhecido logo foi quebrada com a consolidação de diferentes canais de vendas. A estrutura multicanal contribuiu para o aumento das possibilidades de compras para os clientes e levou as empresas a se estruturarem para atender em diversos meios.
Com o passar do tempo os consumidores começaram a manifestar uma outra necessidade: receberem um mesmo atendimento independente do canal utilizado. Ou seja, preços, formas de pagamento e serviços de troca e devolução devem ser os mesmos. Essa estratégia de serviço integrado é conhecida então como omnichannel.
Para que você compreenda melhor as diferenças entre omnichannel e multichannel, vamos expor neste artigo as características de cada um deles.
Multichannel
Imagine uma empresa que possui uma operação multicanal. Ela tem uma equipe para atender em cada canal, uma para o WhatsApp, outra para o Call Center, mais uma para a loja física e por aí vai. Essa foi uma evolução necessária para atender clientes que se conectam de diferentes formas e aumentar as opções de vendas.
Esse modelo já não é mais uma novidade, exige estruturação e foi o estímulo para o surgimento de novos comportamentos dos consumidores que passaram a manifestar novas exigências na hora de consumir. Por exemplo, o cliente que procura hoje uma loja física de móveis e eletrodomésticos não aceita que a promoção anunciada em uma rede social seja exclusiva para o site.
Encontrar esse tipo de informação contraditória sobre preços e produtos em lojas físicas ou online já gerou diversas experiências frustrantes e contribui negativamente para diversas marcas. Em resposta a isso as empresas buscam integrar os canais e garantir uma informação e serviço sem contradições entre os meios.
Omnichannel
Os diversos canais oferecidos não foram suficientes para atender os desejos dos consumidores de hoje, por isso a necessidade de integração levou ao surgimento do omnichannel. Mas, para ser omnichannel não basta estar em todos os canais, eles precisam se comunicar muito bem entre si, e essa é a principal característica que o diferencia do multichannel.
No centro do omnichannel deve estar o cliente, e todos os canais devem orbitar harmonicamente em torno dele. O foco está na busca de garantir a experiência satisfatória de consumo em um atendimento simpático e humanizado. Isso tudo demanda uma equipe de atendimento bem preparada e um software que centralize as informações de todos os clientes.
Entre os conhecimentos prévios para o desenvolvimento dessa estratégia, está a exata compreensão da persona, as etapas do funil de vendas e o momento ideal para conversão dos clientes, segmentação da base e em como proporcionar uma experiência personalizada.
Optar pelo omnichannel pode exigir alguns ajustes para a sua empresa, mas as recompensas surgem com naturalidade e permanecem por muito mais tempo. Clientes fidelizados, inevitavelmente, vão causar o aumento das vendas e aumentar significativamente a reputação da marca.
Gostou deste artigo? Separei esses outros dois que também podem te interessar: