Um novo ano chega e junto com ele muitas expectativas e consolidação de tendências. Um fator acelerador de algumas transformações foi a pandemia, que mudou o jeito de realizar muitas tarefas em todo o mundo. Somada a expectativa pela retomada de uma economia pulsante, tudo indica que 2022 será palco de muitas novidades.
Para a comunicação e o marketing digital a previsão é bem otimista quando considerado o lançamento de novos produtos, serviços, eventos e centenas de ferramentas tecnológicas que vão revolucionar a maneira de criar e entregar conteúdos na internet.
Continue lendo este artigo e descubra aquilo que já se caracteriza como uma tendência para o marketing digital em 2022.
Dados como fonte estratégica
Enquanto a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) que já vigora no Brasil exige um cuidado maior na hora de coletar e armazenar dados, o tratamento dessas informações será ainda mais estratégico. Prepare uma esteira de produtos e serviços para oferecer durante todo o processo de relacionamento com os seus leads. A ideia é proporcionar etapas mais elaboradas para a jornada da sua audiência.
Além disso, são essas métricas que irão cadenciar a tomada de decisão dentro da sua estratégia de marketing digital. Tempo de ações justificadas por informações mais claras sobre o comportamento e interesse da audiência.
Automação como solução para os profissionais
A era da big data e das grandes audiências exigirá dos profissionais de marketing mais tempo de conectividade para a produção e envio de conteúdos. Essa nova realidade exige processos de automação cada vez mais frequentes. O que era apenas uma opção, se torna agora uma necessidade.
O melhor das plataformas de automação é a capacidade de gerenciar tarefas diversas em diferentes canais, tendo uma audiência segmentada e atendida de forma personalizada. Se você deseja crescer profissionalmente nessa área, considere automatizar processos e obter melhores resultados.
Reinado dos vídeos e conteúdos interativos
Os últimos anos foram cruciais para posicionar a Geração Z como consumidora de conteúdo e isso modelou o formato do que é produzido, fazendo com que as principais plataformas dessem ênfase a esse tipo de conteúdo preferido pela audiência atual.
Entre esses conteúdos, “estão surfando na crista da onda” os vídeos; principalmente os curtos. Então, dentro de seu calendário de conteúdos para 2022, não deixe de incluir conteúdos neste formato. Além do TikTok, que tanto cresceu, o Instagram promete mudanças que colocou os vídeos cada vez mais em evidência. O melhor é que mesmo os mais curtos já passam a contar com opções de monetização.
E se você já costuma investir na produção de conteúdos interativos, daqueles que convidam a sua audiência para uma ação, esse é o tempo de continuar caprichando neste modelo.
Produção Colaborativa de conteúdos
Você já conferiu a novidade que é fazer postagens compartilhadas no Instagram né? Então, fique sabendo que as produções colaborativas chegaram para ficar. Comece a pesquisar possíveis parceiros para criações autorais que mais combinam com a sua marca e seus objetivos. Os resultados podem surpreender e você terá um crescimento orgânico ao alcançar novos públicos.
Inteligência Artificial e Chatbots
Enquanto os chatbots são uma tendência nos atendimentos das empresas de qualquer setor, facilitando a experiência dos usuários, as demais ferramentas de inteligência artificial estão se consolidando cada vez mais.
O assunto metaverso tem colocado o mercado das tecnologias em frenesi e é a partir dele que as principais inovações devem continuar ocorrendo, Por isso, fique de olho neste assunto e mantenha um caminho aberto para aderir a essas novidades à medida que forem surgindo. Se você já entendeu que as automações são fundamentais, os chatbots tem tudo a ver com elas e possibilita um relacionamento mais relevante com o seu usuário.
Criatividade e Originalidade
Embora a criatividade seja uma assunto atemporal, em uma era de quantidades gigantescas de conteúdos disponíveis, é ela que irá diferenciar as produções que irão se destacar nas redes. Não produza conteúdos apenas para atender a um calendário sistemático, mas busque contar velhas histórias, digo, apresentar produtos e serviços já conhecidos, de uma maneira inédita.
A valorização de criações originais continuará sendo crescente em 2022. Busque agora mesmo inspiração, construa estratégias personalizadas e surpreenda sua audiência.
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