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Vantagens de usar uma plataforma omnichannel

Já analisou como as empresas que escolheram utilizar uma plataforma omnichannel estão revolucionando o atendimento e colhendo inúmeros benefícios para o negócio? Isso é possível porque com essa plataforma ocorre o uso integrado de variados canais de comunicação em apenas um lugar e simultaneamente.

É verdade que essa estrutura vai exigir um investimento inicial, como seria em qualquer outra estratégia, mas o diferencial é o retorno que virá com o passar do tempo.

Você já percebeu como compensa integrar as ações de diversos canais, como a loja física, virtual, telefone, chat, redes sociais, blog, entre outros. Vamos então aprofundar um pouco mais no conhecimento das vantagens do uso de uma plataforma omnichannel, neste artigo?

Atendimento mais eficiente

Se você deseja reunir ferramentas e informações em um só lugar, sua melhor opção é uma uma plataforma omnichannnel. Com ela você irá oferecer um melhor atendimento, em uma velocidade muito maior e tudo isso a partir de um único espaço de comandos. 

Facilite os processos internos e ainda tenha informações detalhadas sobre cada cliente, independente do canal que ele escolher para se comunicar com a sua marca.

Mais atendimentos, menos colaboradores

Como o sistema pode ser automatizado e o uso de chatbots pode fazer atendimentos iniciais que tomavam bastante tempo da sua equipe de atendimento, o número de colaboradores pode ser reduzido significativamente. Isso pode gerar um modelo de setor muito mais econômico para o seu negócio.

Aquele atendente que realizava apenas um atendimento por vez, agora vai ganhar as ferramentas necessárias para realizar vários atendimentos ao mesmo tempo, mantendo a qualidade e o controle total da operação.

Comunicação integrada

Como nessa estratégia o seu cliente se torna o centro, enquanto todos os canais de atendimento orbitam harmonicamente em torno dele, você atingirá um nível de comunicação integrada extremamente satisfatório.

Sua marca terá a mesma informação independente do canal escolhido. E ainda que o cliente comece a sua jornada através de um canal e só decida por uma compra em outro, essa migração não irá gerar ruídos na informação e você manterá o controle do atendimento, sempre com maiores chances de converter interessados em consumidor final. 

Precisão de dados

Em uma plataforma como essa, fica mais fácil coletar dados sobre o perfil de cada cliente, seus comportamentos e desejos. Métricas como essas vão permitir análises mais precisas para a tomada de decisão dentro das estratégias do negócio. Desse modo, seus objetivos ficam cada vez mais bem definidos e as chances de acertos só tendem a aumentar.

Somente essa razão, de colocar sua marca como relevante e posicioná-la a frente da concorrência, é motivo suficiente para aderir agora mesmo ao modelo omnichannel.

Jornada satisfatória do cliente

Como você já percebeu, o cliente é o centro de uma plataforma omnichannel. Proporcionar uma experiência satisfatória para ele é o foco de todo o esforço. 

O cliente contemporâneo se tornou mais exigente, e a medida que entra em contato com atendimentos express, autoatendimento e sistemas automatizados, passam a naturalizar a exigência por um serviço prático e eficiente. 

Compreendendo esse cenário, as vantagens oferecidas pelo omnichannel são as respostas para os principais anseios do cliente de hoje, que pode iniciar o contato com a sua empresa a qualquer hora, em qualquer lugar. 

Inicie sua experiência com o omnichannel e tenha mais que clientes fidelizados e sim verdadeiros fãs da sua marca. 

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