Quando usar o e-mail marketing de campanha ou um e-mail marketing de segmento

O envio de e-mails pelas empresas para os seus contatos e clientes continua sendo um dos principais recursos do marketing. Mais da metade da população mundial possui uma caixa de e-mails, isso significa bilhões de usuários aptos a receberem mensagem através desse recurso digital. Sabendo que a possibilidade de alcançar seu público com esse mecanismo é grande, as maiores empresas do mundo seguem investindo em e-mail marketing.

A ferramenta é uma só, porém as possibilidades de uso são infinitas. Se você chegou agora no universo do e-mail marketing, atraído pelos dados positivos sobre Taxa de Abertura e Retorno Sobre Investimento, por exemplo, saiba que realmente esta é uma ferramenta potente no marketing digital. Com tudo, entender que é preciso saber o que tem a oferecer, qual o objetivo e estratégia enquanto marca é de grande importância.

Diferentes estratégias

É depois de responder às questões anteriores e começar a utilizar as ferramentas no processo de automação que você irá se deparar com funcionalidades diferenciadas das plataformas de automação de marketing. Entre elas, vale destacar duas, comuns, porém decisivas na hora de configurar o direcionamento dos envios.

Na plataforma de automação HotCampaigns você irá encontrar duas opções ao acessar → Canais →  E-mails →  +Novo. São elas: E-mail de Campanha e E-mail de Segmento. Mas, por qual razão essas duas opções existem e porque devo optar entre uma ou outra ? Vamos responder a seguir.

E-mail de Campanha

Se o envio dos seus e-mails está relacionado com uma base de contatos que está sendo formada com a ajuda de formulários e outros meios de captura, você irá precisar do recurso do e-mail de campanha.

Entender o processo do funil de vendas e nutrição de leads é importante para programar esse tipo de envio. Saiba o que você irá oferecer a cada cliente nos diferentes momentos da jornada de compra. Assim, a experiência do usuário melhora e você aumenta suas chances de conversão e vendas.

Escolha essa opção para que o e-mail possa ser adicionado às suas campanhas com o uso de condicionais, horários programados e opção de envio para listas segmentadas.

E-mail de Segmento

A opção e-mail de segmento é ideal para a realização de disparos isolados para listas de contatos específicas, ou seja, segmentadas. Se você deseja emitir um relatório, comunicado, nota, oferta exclusiva, ou qualquer outra informação que não se relaciona a uma estratégia mais complexa, essa seria a opção ideal.

Essas funcionalidades existem nas plataformas de automação de marketing para que recursos mais profissionais sejam utilizados, assim as campanhas tornam-se mais específicas e a performance tende a melhorar.

Até aqui você já tem as informações que precisa para explorar recursos profissionais do marketing digital e tornar a sua marca mais conhecida entre a audiência. Construa um projeto estratégico claro e saiba exatamente quando escolher entre um e-mail de campanha ou de segmento.

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