Como planejar suas campanhas para fidelizar os clientes em 2022

Todo mundo deseja construir campanhas de marketing capazes de atrair novos clientes e fazer os negócios decolarem de uma vez por todas. Esse objetivo é possível de tornar uma realidade quando um planejamento estratégico é inicialmente bem traçado.

Mais que vender, manter clientes fidelizados deve ser uma busca de todas as marcas, quando considerada a manutenção do negócio a longo prazo. Para isso, as campanhas precisam ser desenvolvidas de tal forma em que um relacionamento seja estabelecido e mantido com cada lead captado. E como em qualquer história que envolve duas pessoas, elementos como a confiança, segurança, satisfação, desejo e lembranças devem estar presente em cada fase da relação entre empresa e consumidor.

Para alcançar o coração e a mente do seu público, considere consultar e realizar reuniões sistemáticas com o setor de vendas. A boa campanha deve ser construída pelas mãos dadas do marketing e vendas. São os vendedores que frequentemente entram em contato com as principais dores dos clientes, além de conhecerem as principais objeções dos prospectos. 

Além de compreender bem as principais necessidades dos seus clientes, desenvolva um plano que considere os objetivos da sua empresa. Seus anúncios devem ser potencializados para vender algum produto ou serviço em especial? E aquilo que você tem a oferecer de forma sazonal, quando e como será apresentado nos anúncios? Tenha em mente aonde deseja chegar e qual o caminho a ser percorrido até a linha de chegada.

Em cada etapa das campanhas, considerando o funil de vendas, mantenha um canal de escuta que valorize os clientes. O atendimento, como também os produtos e serviços serão aperfeiçoados quando considerado o feedback dos usuários. Além disso, desenvolva um serviço capaz de surpreender o seu cliente, seja com promoções, lançamentos e condições exclusivas. Afinal, estamos falando de uma relação marcante que gera a fidelização como consequência natural.

Tráfego

Já se sabe que para alcançar mais pessoas de forma específica, ou seja, aquelas que realmente se caracterizam como a sua persona, o tráfego pago será uma ferramenta necessária. Considere entregar anúncios da forma mais personalizada possível, pontuando as soluções e as características exatas do seu público alvo. Se preciso construa diferentes opções de anúncios para cada uma das pessoas a serem alcançadas. Você irá considerar a linguagem, idade, geografia e interesses específicos em cada criativo. 

Automação

A automação de marketing tem se tornado uma necessidade para quem deseja alcançar maiores públicos de uma forma segmentada. No contexto das campanhas e fidelização dos clientes, ter uma plataforma onde você possa construir fluxos de automação para alcançar mais pessoas com envios estratégicos é a melhor opção para aumentar as chances dos bons resultados.

Nutrição de leads

Depois de escolher uma plataforma de automação vai ficar ainda mais fácil nutrir seus leads em qualquer etapa do funil de vendas. E como estando enfatizando a fidelização, a pós venda também será otimizada. Não esqueça de lembrar do seu cliente em todos os momentos, entregando conteúdos e valorizando a relação, com envios de mensagens em datas comemorativas, aniversário e agradecendo por uma compra, por exemplo.

Mantenha o controle

A tendência é a de que mais energia seja entregue no início de qualquer projeto, mas com resiliência e análise de métricas, acompanhe e faça as correções sempre que necessário, ao longo do percurso. Mantenha-se alinhado com o setor de vendas e seja um parceiro com uma boa escuta para os seus clientes.

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